Joinville – O secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Eni Voltolini, recebeu na tarde desta quarta-feira (10) o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Tecnológica de Biguaçu, João Braz da Silva, e o diretor da secretaria, Roberto Wildner. Eles queriam saber mais sobre o Programa Cidades Irmãs que Joinville mantém com seis países. "Queremos aprender com a experiência de Joinville, conhecer os modelos e as vantagens desses convênios, porque Biguaçu está buscando parcerias com empresas e entidades de outros países", disse Braz da Silva.
A reunião foi acompanhada pelo diretor executivo da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico de Joinville (Side), Rodrigo Thomazi, pelo gerente Raulino Schmitz e pela coordenadora do Programa Cidades Irmãs, Romy Dunzinger.
Durante a reunião, o secretário de Biguaçu também se interessou pelo modelo do Fórum de Desenvolvimento da Região Norte e Nordeste, coordenado pela Side. O Fórum é promovido desde junho de 2009. Suas reuniões são itinerantes e envolvem prefeitos, secretários e profissionais de 26 municípios para discutir pontos de interesse comum. A última reunião aconteceu em Joinville, em fevereiro, com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Agostini. Para o secretário Braz da Silva, a ideia de criação de um fórum é interessante
também para a região de Biguaçu.
Joinville assinou o seu primeiro acordo em 1979, com a cidade de Langenhagen, na Alemanha. Depois veio Joinville-le-Pont, na França, em 2001; Chesapeake, nos Estados Unidos, em 2002; Spisská Nová Ves, na Eslováquia, em 2002; Zhengzhou, na China, em 2003; e Cantão de Schaffhausen, na Suíça, em 2007.
AI/Redação 24 Horas