Ilhota – Seu José Lino Fandaruff acordou cedo na última quarta-feira (14). Já às 8h colocou mais de cem livros no porta-malas de seu carro e se dirigiu à Ilhota. Há dois anos o aposentado de 79 anos mora em Penha. Porém, seu coração sempre esteve na cidade onde constituiu família. O destino do ex-segundo sargento era a Biblioteca Pública Municipal Maria Alice Bittencourt, que fica no centro da cidade.
A maioria das obras doadas foram adquiridas na época em que servia ao exército. As mais antigas datam de 1955. São livros de história, química, física, literaturas infantil e adulto. "Decidi trazê-los para que o conhecimento se perpetue cada vez mais. Estou doando para o meu município de coração para que os seus moradores possam utilizá-los com carinho".
Os livros mais interessantes, segundo seu José, são os de histórias sobre a guerra e os militares durante a Segunda Guerra Mundial. "Estes livros eram confeccionados na própria biblioteca do exército. Todos os meses ganhávamos um para ler. Guardei quase todos. Alguns estão sendo doados aqui hoje".
Os cem livros de seu José se integraram as mais de três mil obras que a biblioteca hoje possui. De acordo com o bibliotecário Josmar Francisco dos Santos, que trabalha há dois anos no local, as maiores procuras são justamente pelos livros que seu José doou. "Emprestamos, em média, 20 obras por dia. O que mais sai é literatura adulto, de pesquisa e infantil".
Para ser sócio da biblioteca, o ilhotense deve preencher uma ficha de cadastro, disponibilizada na própria biblioteca, localizada na Avenida Joleto Valgas, número 33, no centro. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 21h.
Fonte: Assessoría de Imprensa