Videira – Na última semana a equipe de basquete de Videira mantida pela AVIBA/UNOESC/FMEV, disputou duas competições simultaneamente: a Liga Nacional Universitária em Uberlândia/MG e a etapa regional dos Jasc em Rio do Sul. Nas duas competições a equipe chegou a final, sendo que em Rio do Sul venceu a última partida sagrando-se campeã e carimbando o passaporte para o Estadual dos Jasc.
Segundo o superintendente da Fundação Municipal de Esportes – Hely de Freitas e Silva, mesmo competindo com uma equipe mista, o basquete masculino de Videira conquistou o troféu do Reginal Centro-Oeste que está sendo realizado em Rio do Sul. A modalidade se encerrou no domingo (1), no Ginásio do Colégio Ruy Barbosa.
Na disputa pelo título do regional, a equipe videirense venceu o time de Caçador por 57 a 50. Maxilimiliano Ermel, jogador do grupo, disse que a direção do clube Aviba/Unoesc/FME Videira resolveu priorizar a Copa Universitária que acontceu em Uberlândia (MG) e levou o grupo principal para Minas Gerais, uma vez que no regional teria apenas dois adversários pela frente: Lages que venceu por 98 a 42 no último sábado, e Caçador adversário deste domingo.
Foi o segundo título videirense em menos de 15 dias. O outro foi nos Jogos Universitários de Santa Catarina, realizado há uma semana em Blumenau. A equipe que competiu nos regionais foi formada por alguns juvenis, atletas que não são aproveitados no time principal e alguns que praticamente não jogam mais. Ele adiantou, porém, que nos Jasc, Videira estará com todos os titulares. Em 2009 a equipe terminou a competição na terceira colocação da modalidade.
Vice – Campeã da Liga Nacional Universitária
Já em Uberlândia, pela Liga Nacional Universitária, onde enfrentou equipes do Rio de Janeiro, Paraná , Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, o time de Videira ficou com a vice liderança, ao ser derrotada pela equipe de São Paulo, pelo placar de 90 x 81. O resultado garantiu a presença de Videira na segunda fase da Liga, que acontecerá em Recife.
Segundo a comissão técnica da equipe videirense, alguns problemas físicos, assim como o desgaste de toda a equipe contribuíram para que a equipe não conseguisse chegar à final com todo o seu potencial, na Liga Nacional. A grande quantidade de jogos, nos últimos meses, desgastaram os atletas, resultando no aparecimento de inúmeras lesões. “Estamos felizes com o resultado, pois a classificação para a segunda fase da Liga, que acontecerá no Recife, assim como a segunda colocação nesta chave muito difícil da competição, é uma vitória para a equipe, que venceu delegações com vários atletas de Seleção Brasileira e que disputaram a NBB 2010, caso da Universo/Brasília (campeão NBB 2010)”, explica o professor Fabio Wonzoski- técnico da equipe.
Em 35 dias a equipe de Videira realizou 23 jogos nas cidades de (Chapecó, Florianópolis, Rio do Sul, Blumenau, Uberlândia e Videira), chegando a quatro finais, ganhando 2 finais e perdendo 2, com um aproveitamento de 92% nas partidas realizadas e aproximadamente 1.500 pontos marcados. “Os índices mostram que a equipe vem se empenhando muito para figurar entre as melhores equipes adultas do Estado e as universitárias do país”, aponta
Conforme salientam os dirigentes da equipe, estes atletas foram além de seus limites.”Alguns jogaram até mesmo com lesões físicas graves, mas não abandonaram a quadra, demonstrando muita garra e vontade de jogar. Eles honram em todos os sentidos, a camisa que vestem, e ,sem dúvida alguma merecem os títulos que conquistaram”.
A equipe terá uma semana de folga e retorna aos trabalhos no dia 9 de agosto, desta vez focada nas próximas competições: JASC, JUBs, Copa Brasil, Estadual, Liga Nacional – fase Final.
AI/Redação 24 horas
