Barra Velha – Pela primeira vez, Igreja Matriz vai sediar encontro de Imperadores do Divino Espírito Santo e união de grupos de terno de reis; festa quer se tornar fixa no calendário católico, turístico e cultural da cidade.
A tradição da Festa de Reis, uma das mais expressivas manifestações da fé católica, será reforçada neste ano em Barra Velha. A Irmandade do Divino Espírito Santo, tradicional na cidade pela organização da centenária Festa do Divino, vai inovar a proposta de fé em 2010, promovendo de 8 a 10 de janeiro a “Festa dos Reis”, uma atração que visa o resgate cultural das tradições açorianas na comunidade católica local, e também a integração de todas as capelas da paróquia. A “Festa dos Reis” terá três dias de duração, e acontecerá na Igreja Matriz.
Segundo Pedro Jeremias Borba, o popular Pia, presidente da irmandade, a intenção é reunir os imperadores das Festas do Divino Espírito Santo dos Últimos 10 anos, no sábado, dia 9, a partir das 19h, com a “Procissão Imperial”, a qual sairá da Praça Lauro Carneiro de Loyola, seguindo pela rua Paraná, no centro da cidade, até a Igreja Matriz. O cortejo será finalizado com um festival de Ternos de Reis na Matriz.
Mas a programação inicia já na sexta-feira, dia 8 de janeiro, com a chamada “Procissão de todos os Santos”, às 19h, e comunhão de todas as capelas. “Neste primeiro dia, teremos apresentações folclóricas, dança de São Gonçalo, boi de ma mão, e serviremos uma sopa de peixe com frutos do mar aos devotos”, observa Pia. O sábado será marcado pela procissão dos imperadores e pelo festival de terno de reis, e no domingo, dia 10, cinco atividades marcarão o último dia da programação.
Às 10h, inicia a Missa do Terno de Reis, seguida às 12h de almoço festivo, sorteio de prêmios às 13h e apresentações culturais às 15h. O final da programação será marcado pelo já tradicional “Evangeliza Show”, evento cultural da Matriz que acontece todos os anos, e que em 2010 será agregado à programação da “Festa dos Reis”, a partir das 18h, com direito a missa celebrada pelo pároco barravelhense, Miroslaw Michalczevski, além da presença do padre Jorge e do diácono Jesus, com animação da Comunidade Católica Nova Jerusalém.
A intenção da Irmandade do Divino Espírito Santo, ao promover a nova festividade católica, é não apenas marcar o calendário da Igreja Matriz no novo ano, mas criar uma homenagem fixa na paróquia. O Dia de Reis, no calendário católico, é tradicionalmente celebrado em 6 de janeiro. O evento tem apoio da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barra Velha e da Fundação Municipal de Turismo.
O que é Terno de Reis?
A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural. O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Seguindo uma estrela que surge no céu no dia de seu nascimento, 25 de dezembro, Gaspar, Melchior e Baltazar, saem à procura do Menino Jesus, levando presentes (ouro, mirra e incenso) e chegam a Belém no dia 6 de janeiro, Dia de Reis.
Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. Em Barra Velha, um dos maiores pesquisadores do assunto é o historiador Juliano Bernardes. Ele comenta que há todo um ritual na chegada da visita dos “Reis”, com uma apresentação que geralmente se divide em três partes.
Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular, quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado.
O papa Júlio 1º determinou no ano de 376 a data de 25 de dezembro como o Nascimento de Jesus Cristo. Na Roma pagã, o dia 6 de janeiro era dedicado à celebração do tríplice triunfo de Augusto César. Assim, a festa dedicada aos três Reis Magos, que tem origem na Europa, como festa religiosa que celebra a manifestação da divindade de Cristo, corresponde ao “dia da adoração dos Reis Magos ao Menino Jesus”, substituindo posteriormente a comemoração pagã.
Em Barra Velha, a Irmandade do Divino Espírito Santo tem contado com o apoio do tradicional Terno de Reis “Amigos Mensageiros”, de São João do Itaperiú e Barra Velha, além de um grupo recém formado liderado pelo popular Japa, mais antigo “folião” da Festa do Divino barravelhense. Estes grupos têm acompanhado Pia e a irmandade em visitas que já iniciaram nas casas da região. A cada chegada, geralmente pela madrugada, cantoria e emoção tomam conta das pessoas, e a Irmandade faz o convite oficial para a Festa de Reis 2010.
Festa dos Reis 2010
Programação Oficial
08 de janeiro (sexta-feira)
19h Procissão de todos os Santos
Comunhão de todas as capelas
Boi de Mamão e danças folclóricas
Dança de São Gonçalo
Distribuição de sopa de peixe com frutos do mar
09 de janeiro (sábado)
19h Procissão Imperial com os Imperadores do Divino dos últimos 10 ano s
Saída da Praça Lauro Carneiro de Loyola
Festival Regional de Terno de Reis
10 de janeiro (domingo)
10h Missa do Terno de Reis
12h Almoço Festivo
13h Sorteio de Brindes
15h Apresentação Cultural
18h Evangeliza Show e Missa
Celebração: padre Miroslaw, padre Jorge e diácono Jesus
Animação: Comunidade Jerusalém