Balneário Camboriú – Na manhã desta segunda-feira, 10, foi lançada a campanha “Dias Melhores com Diabetes”. A iniciativa é uma parceria das Secretarias de Educação e Saúde. A cerimônia ocorreu nas instalações da Secretaria de Educação e contou com a equipe do PAI – Posto de Atenção Infantil, idealizadora do projeto, diretores, coordenadores e educadores da rede municipal de ensino.
De acordo com a coordenadora Karina Dias Heil, esse trabalho é extremamente importante para a saúde das crianças portadoras de diabetes. “Quanto antes diagnosticarmos o quadro em uma criança, melhor serão as condições ofertadas a ela nas unidades de ensino. Dessa forma, pode-se trabalhar não somente a alimentação, mas também a forma de tratar com essa criança”.
Para a secretária de Educação, Christina Barichelo, o trabalho desenvolvido pela equipe, nas escolas municipais e nos núcleos de educação infantil, pretende monitorar e orientar pais e professores sobre os mitos e as verdades sobre a diabetes. “Queremos também trazer a alimentação saudável para todas as unidades de ensino. Agora não será somente ‘a merenda que eu gosto’ e sim ‘a merenda que eu necessito’. Para ter uma vida saudável, todos devem ter uma alimentação saudável”, afirma.
Surgida a partir de uma necessidade verificada nos atendimentos do PAI, a assistente social Francilene Laureano Krzisch, diz que havia certa carência de informação sobre a doença. “Percebemos isso nos atendimentos aqui do posto. Havia uma necessidade da troca de vivência entre os pais e os alunos”.
A importância do diagnóstico precoce é ressaltada pela enfermeira, integrante da equipe desenvolvedora da campanha, Eunice Ribeiro de Souza. “Identificando mais cedo, melhor para o organismo”, declara. A enfermeira salienta que o diabetes não tem cura e se não tratado, pode levar a morte. “Portanto um diagnóstico bem feito, o acompanhamento, aliado a uma alimentação adequada, proporcionará ao paciente uma vida normal”, garante.
A intenção da equipe especializada é visitar todos os centros e núcleos de educação de Balneário Camboriú para a orientação de professores, diretores e coordenadores, sobre as necessidades especiais que um portador de diabetes possui, além de esclarecer outras dúvidas sobre como proceder em casos específicos.
Fonte: Assessoria de imprensa