Criciúma – A nova estrutura do Banco de Olhos de Criciúma, que trabalha na captação de córneas para transplantes, irá funcionar no prédio do hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma. A informação é do secretário de Saúde, Silvio Ávila Júnior, que na manhã de hoje (28), esteve reunido com diretores do hospital São José para evitar a desativação do órgão. “A previsão é de que a estrutura do Banco de Olhos fique pronta em seis meses”, disse.
Segundo o secretário, serão investidos em torno de R$ 80 mil na estrutura, que irá contar um médico da rede municipal e outro do hospital São José. “Os recursos deverão ser disponibilizados pelo Ministério Público Estadual. A secretaria de Saúde Estadual também vai colaborar com a implantação da nova estrutura”, explicou Ávila. Um arquiteto, contratado pelo governo do Município, já está trabalhando na elaboração do projeto.
De acordo com estatísticas do Instituto Geral de Perícias e Cruz Vermelha (voluntários do Banco de Olhos), no primeiro semestre deste ano, foram realizadas 26 captações, viabilizando 52 transplantes de córneas, as quais foram remetidas à SC-Transplantes, em Florianópolis. “Se tivéssemos o nosso Banco de Olhos, parte das córneas seria transplantada em pacientes da região sul”, lamentou o vice-presidente do Banco de Olhos, Almir Fernandes de Souza.
Histórico de participação do Banco de Olhos de Criciúma:
– Em 15 anos de parceria entre Banco de Olhos de Criúma, IML, Cruz Vermelha, foram realizados 900 transplantes de córneas
– Em 2007 foram realizados 10 captações de múltiplos órgãos, no H.S.José
– Em 2008 foram realizados 9 captações de múltiplos órgãos no H.S.Jose;
– Em 2009 foram realizados 7 captações de múltiplos órgãos no H.S.José;
– Em 21 de Janeiro de 2010 foi realizada a captação de múltiplos órgãos no H.S.J.Batista.
– Em 12 de fevereiro de 2010 foi relaizada captação de rins no H.S.José
– Em 13 de maio de 2010 foi realizada captação de rins e córneas no H.S.J
– Em 24 de maio de 2010 foi realizada captação de rins, fígado e corneasno no H.S. São José.
– Este ano, já foram realizadas 26 Captações de Córneas, pelo Banco de Olhos de Criciúma, com Apoio do IML, que em tese viabilizariam 52 transplantes.
– SC está na liderança no ranking nacional de transplantes, pelo terceiro ano consecutivo.
– O modelo Catarinense na captação de órgãos é comparado ao de Países de primeiro mundo
– O Estado tem o maior número de doadores efetivos do Brasil. O número atual, de 16,7 doadores por milhão de habitantes, corresponde à média nacional, estipulada pelo Ministério da Saúde para 2015.
AI/Redação 24 horas