Criciúma – Uma reunião para viabilizar um banco de olhos para a região de Criciúma aconteceu, na manhã de hoje (16), na sala de atos da prefeitura municipal de Criciúma. Em meio a discussão de qual seria o melhor local para a instalação do banco ficou decidido – em acordo com a irmã Cecília Martinello, do hospital São José, que assumirá a gestão do hospital Infantil Santa Catarina – que existe estrutura física nesse hospital para a criação do banco, ficando sob a responsabilidade do governo municipal em parceria com o do Estado.
Segundo o coordenador da SC Transplantes, Joel Andrade, Santa Catarina é o Estado no qual há mais doadores de órgão: são 20 doadores por milhão. Mas, para doar um órgão é preciso que ocorre morte encefálica e, para doação de córnea a pessoa com o coração parado ainda dá para retirar. “Havendo 30 doares por mês já existe viabilidade para criação de um banco”, afirmou. Ainda ressaltou que o interesse do Estado é que exista a garantia de quem precisar do transplante tenha acesso, que seja zerada as filas de transplante de córnea tanto do Sistema Único de Saúde (SUS), como particulares.
A verba para criação do banco será disponibilizada pela comarca de Criciúma. Segundo a Juíza Janice Ubialli, houve um acordo com os promotores para liberação do valor, cerca de R$60 mil, para esse fim. O governo do Estado monta a estrutura e o governo do Município fica responsável pelo órgão.
O prefeito, Clésio Salvaro, enfatizou que a gestão assume, em princípio, o banco e se necessário, depois, procurará uma instituição para administrar.
Andrade ressaltou que o transplante não será realizado no local e nem precisa. No banco de olhos instalado no Santa Catarina, serão processadas e armazenadas as córneas. “É importante que o banco seja fora do local onde transplanta, para que se tenha um maior controle”, enfatizou. Ele ainda garantiu que, com a resposta de hoje e a certeza que a estrutura física está pronta, é possível que o banco esteja credenciado e funcionando já em janeiro de 2010.
Fonte : Assessoria de Imprensa
