Balneário Piçarras – Os usuários das Academias da Terceira Idade (ATIs), instaladas recentemente em dois pontos da orla de Balneário Piçarras, passaram a contar a partir deste verão com o acompanhamento de profissionais de educação física. O programa “Caminhada para uma vida saudável” funciona no período da manhã, das 6h as 10h, e a tarde, das 16h as 18h, nas duas ATIs instaladas no calçadão da praia central.
A Secretaria da Saúde e do Bem Estar Social (Sabes) ampliou o programa para estimular a prática de exercícios físicos nas academias da terceira idade, pois até então havia acompanhamento apenas para os grupos caminhada. Segundo uma das monitoras, a professora Irene de Borba, usuários de todas as faixas etárias recebem orientação. “Já atendemos pessoas dos 17 aos 92 anos. Só no dia 31 de dezembro, foram 297 usuários”, afirma.
Os monitores atendem uma média diária de 60 usuários e dão preferência aos idosos. A aposentada Ing Sommer (72), de Curitiba, é uma das freqüentadoras do programa durante sua temporada na cidade. “Em Curitiba, praticava poucos exercícios, agora estou participando todos os dias das atividades”.
Prevenção
O programa “Caminhando para uma vida saudável” é custeado com recursos do Governo Federal que somam R$40 mil. De acordo com a secretária de Saúde, Rita de Cássia Teixeira Rangel, os investimentos podem representar menos internações e gastos com problemas como hipertensão e diabetes. “Esse deve ser um programa contínuo que, a longo prazo, vai representar mais qualidade de vida e mais longevidade para a população”, completa
Atividade física reduz riscos de desenvolver males como a hipertensão e o diabetes
Conforme o Sistema de Informações da Atenção Básica (Siabs), do Ministério da Saúde, a maior parte das internações no município são motivadas por problemas causados, entre outros fatores, pelo sedentarismo. Cerca de 45% das internações são causadas por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outros 3,4% estão ligados ao diabetes. “Pouco mais de 10% da população de Balneário Piçarras sofre de hipertensão arterial, um número que nós queremos diminuir”, explica a secretária.
Outras ações do Programa “Caminhando para uma vida saudável” estão previstas pela Sabes. Mais três academias devem ser adquiridas e instaladas em bairros da cidade, que também receberão monitores qualificados para orientar as atividades. Estão programadas ainda, campanhas educativas e apoio a programas semelhantes existentes da cidade.
Assessoria de Imprensa
