Blumenau – A Secretaria Municipal de Educação (Semed) aplica, durante a semana de 16 a 20 de novembro, as avaliações referentes ao prêmio Professor Alfabetizador, nas escolas da rede municipal de ensino.
O Prêmio Professor Alfabetizador, dirigido aos professores que atuam nas turmas de alfabetização, tem por objetivo estimular docentes de toda a rede municipal a atingir as metas propostas pela Semed e pelo Ministério da Educação aos primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental.
O prêmio é concedido anualmente, em dezembro, aos professores que conseguirem um bom desempenho nos processos de letramento e alfabetização dos alunos. Os educadores que obtiverem um índice de 90% de aproveitamento por turma recebem, como premiação, quinze por cento do vencimento inicial do seu nível de habilitação como professor. O valor é pago por cada classe em que o docente apresentar sucesso.
Para verificar a performance dos alunos, a Secretaria de Educação aplicará avaliações diagnósticas na terceira semana de novembro em cada uma das 228 turmas em processo de alfabetização, na rede municipal. Serão aproximadamente 4,6 mil alunos avaliados.
Veja as metas estabelecidas pela Semed para entrega do prêmio aos professores:
Os alunos do 1º ano devem saber:
– Diferenciar letras de outros sinais gráficos, como números, sinais de pontuação ou de outros sistemas de representação.
– Identificar letras do alfabeto
– Distinguir diferentes tipos de letras
– Identificar relações fonema/grafema
– Escrever palavras, sem auxílio, a partir do nível silábico com valor sonoro convencional
Os alunos do 2º ano devem saber:
– Ler textos
– Localizar informações em textos
– Identificar o assunto de um texto
– Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas
– Escrever textos nos quais a escrita seja considerada pelo menos alfabética.
Fonte:Assessoria de imprensa