Sombrio – Estudos dizem que o ser humano pode sobreviver até 28 dias sem comida. No entanto, sem água duraríamos apenas três dias. E, embora 80% do nosso corpo seja composto de água, apenas 2,5% da água do planeta é considerada própria para o consumo. Deste montante, apenas 0,5% se encontram em rios e lagos, com outros 29,7% em aqüíferos, 68,9% nas calotas polares e 0,9% em outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).
Para lembrar o Dia Mundial da Água, estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1992, o Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, estipulou a realização de um Ato Público na manha desta segunda-feira, 22 de março. Reunindo todo o seu secretariado e contando ainda com a presença de representantes do poder legislativo, o presidente da Câmara de Vereadores, Elisandro Guimarães, da Polícia Militar, soldado Mateus, e da rede municipal de ensino, um grupo de alunos da Escola Professora Nilza Matos Pereira, foram repassadas dados importantes sobre a presença fundamental da água em nosso planeta, em nossa região e sobre a importância de preservar este e outros importantes recursos naturais. “Nosso município tem belezas naturais exuberantes e em grande destaque a água”, declarou Professor Jusa do alto do reservatório do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), tendo a visão panorâmica da cidade ao fundo e a Lagoa do Sombrio do outro lado. “A preservação destes recursos naturais é de responsabilidade comunitária, que deve ser assumida tanto pelos órgãos governamentais quanto por cada uma e cada um de nossos cidadãos.”
Durante o ato foram apontadas ações do governo do município que objetivam a preservação ambiental, como a destinação correta do lixo sólido, através do aterro sanitário municipal, não provocando danos ao lençol freático; a municipalização do serviço de abastecimento de água, o que aumentou a abrangência das comunidades que recebem água tratada; a construção da estação de tratamento de esgoto e rede coletora, que está em andamento, impedindo que o esgoto doméstico polua rios e lagoas; e a busca por recursos para a recuperação da Lagoa do Sombrio, através da união de municípios em um consórcio intermunicipal, que vai beneficiar não somente Sombrio, mas toda a região envolvida no projeto. “Nossas ações demonstram que somos o município que mais cuida do meio ambiente no extremo sul catarinense, o que nos orgulha e nos leva a acreditar que o futuro de nossa cidade será ainda melhor, no que se refere aos bens naturais”, concluiu o prefeito.
O ato público teve o acompanhamento musical da tocata do Grupo Açor Sul Catarinense, considerado também um dos símbolos que identificam o município em toda a região e até em outros estados.
AI/Redação 24 Horas
