São Domingos – Com a intenção de sensibilizar a comunidade são-dominguense a Secretaria de Assistência Social organizou uma campanha educativa sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes. Uma das atividades programadas foi realizada nesta quinta-feira (20) foi um pedágio educativo em dois pontos: no centro na Rua Beijamin Constante e no acesso a cidade na SC 480. Também são parceiros da campanha a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação, o Conselho Tutelar, o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Ministério Público, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Apae.
No pedágio, foi entregue aos motoristas um adesivo para colar no carro e uma cartilha educativa sobre a problemática da violência sexual cometida contra crianças e adolescentes. Com o tema da campanha “Faço bonito: protejo nossas crianças” a campanha procura orientar a população a ajudar as autoridades a combaterem qualquer abuso relacionado às crianças e adolescentes. “Realizamos a campanha nesta semana, pois na terça-feira dia 18 de maio foi o dia nacional de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes estabelecido por lei federal”, explicou a diretora de assistência social e uma das organizadoras da atividade Cristiani Ambrozio.
Ainda de acordo com Cristiani, os principais tipos de violências cometidas são: abuso sexual intrafamiliar, que é cometido por membros da própria família; abuso sexual por parte de desconhecido, que é mais conhecido como o estupro; e a exploração sexual comercial, que é o agenciamento e prostituição de crianças e adolescentes através da venda de favores sexuais.
“Infelizmente é uma realidade está situação e precisamos do apoio da população para combater estes tipos de condutas de algumas pessoas”, salientou. Além do pedágio, também foi organizado nas escolas municipais e estaduais, durante toda a semana, mostras de vídeos educativos sobre a temática.
AI/Redação24Horas