Urussanga – A comercialização de produtos artesanais confeccionados de maneira diferenciada por entidades de Urussanga foi um dos destaques da XIII Festa do Vinho 2010. O balanço oficial das vendas ainda nem está pronto. Mas, a presidente do Grupo de Voluntárias Mãos Estendidas do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Graciosa Bonetti Catâneo, garante que foi a melhor venda dos produtos feitos por elas, nos últimos tempos. “Nos cinco dias de festa, nossa venda de toalhas, produtos em pathwork, colchas de retalhos e doces foi muito além da nossa expectativa”, afirma.
Segundo ela, os recursos já estão empenhados para pagar a compra de campainhas para a maternidade, os quartos e a enfermaria da maternidade. Além disso, o grupo comprou inclusive dois frigobares e cinco persianas para os quartos. Dona Graciosa trabalha como voluntária na Festa do Vinho desde a sua primeira edição e está no grupo há onze anos, desde a fundação. Para ela, além de conseguirem garantir uma venda muito boa, elas puderam conhecer pessoas de várias cidades da região e do Estado e já foram convidadas a comercializar seus produtos em outros pontos de venda de artesanato. Um deles é na vizinha Criciúma e o convite já foi aceito.
O resultado positivo foi também confirmado na loja Benedeta, localizada no portão principal do Parque Municipal. Os produtos que ficam expostos no local para comercialização, feitos por cerca de 30 artesãos cadastrados na Associação Amigos do Parque e no Departamento de Turismo da Prefeitura foram praticamente todos vendidos durante os cinco dias de festa. Toalhas, porta canecas e objetos que possuem na arte a representação dos pontos turísticos de Urussanga disputaram com o vinho a liderança das vendas. Mas, os visitantes compraram muitos licores, vitrais e objetos de decoração e tudo o que era oferecido na loja.
De acordo com a Diretora de Turismo Patrícia Mazon o dinheiro lucrado na festa será repassado aos artesãos esta semana. Segundo ela, a procura pelos produtos da loja cresceu ainda mais depois da festa e o fato de ter o cartão de crédito na loja também contribuiu muito para o sucesso da venda. “Recebemos encomendas de vitral de um arquiteto para a decoração de um restaurante típico italiano que veio depois da festa na loja, porque durante o evento não estava a trabalho”, disse ela. A Benedeta fica aberta de terça à sexta-feira, das 14 às 18 horas e aos domingos, também das 14 às 18 horas. Em breve, o atendimento será integral aos finais de semana.
AI/Redação24Horas