“Um livro é algo mágico, pois mesmo estando sempre em silencio consegue falar durante séculos depois de ter sido escrito.” Com essas palavras inspiradoras o menino escritor Anthony Louis Azevedo, 13 anos de idade protagonizou um encontro cultural na tarde dessa sexta-feira (23) diante de mais de duzentos e cinqüenta estudantes da 5ª à 9ª série do ensino fundamental, professores, convidados e curiosos na Escola Maria da Graça dos Santos Salai em Indaial. O evento encerrou com chave de ouro a Semana do Livro realizada naquela unidade escolar.
Em seu pronunciamento vibrante e impecável Anthony enfatizou também:
“Ler, incorporar conhecimentos e principalmente escrever faz com que o valioso conhecimento humano saia do papel e permaneça ativo, atuante em nossa mente e em nosso coração.”
“Através da leitura você vai muito além do texto no papel. Conhece-se por dentro. Descobre as suas inclinações. Percebe os seus talentos e também os seus pontos a aperfeiçoar. E logo vê que pode ser uma pessoa muito melhor do que pensava.”
“Se você lê regularmente passa a ser na escola uma pequena referência de sabedoria. E até de liderança.”
“As palavras, os conceitos encontrados nos livros têm o poder de mudar as pessoas. Transformar realidades para melhor. O conhecimento é o primeiro capítulo do livro da realização pessoal.”
Após o discurso Anthony participou de debates com os estudantes, além de uma interessante e concorrida sessão de perguntas e respostas sobre a sua trajetória literária, seus seis livros publicados, suas preferências pessoais, seu dia-a-dia em casa, na escola, com os amigos, etc.
—Gosto de estar junto das crianças e adolescentes, pois vejo que eles têm muito a ver com o meu jeito de ser e de pensar. Entendo bem a fase que estão passando, os seus anseios e necessidades. —Afirma o menino escritor.
Na tarde inesquecível não faltaram a Anthony pedidos de autógrafos além de abraços e o carinho de fãs recém-conquistadas.
AI/Redação 24 Horas
