Lages – Um dos diferenciais que caracterizam o ensino ministrado no SENAI/SC é aliar conhecimento teórico com prático. Para isso, a instituição conta com um quadro de professores dos mais gabaritados em suas respectivas áreas, aliado a laboratórios amplos e equipados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Esses diferenciais garantem aos alunos formados no SENAI, seja nos cursos de média ou de longa duração, incluindo Ensino Médio e Superior, elevados índices de empregabilidade (acima de 90%, em média, ao concluírem os respectivos cursos).
No Curso Técnico em Eletromecânica ministrado no SENAI de Lages não é diferente. “Quem freqüenta o curso, ao final, tem de saber fazer. O mercado só vai receber aqueles que efetivamente se garantirem na qualificação que receberam”, explicou o professor Edson Krieger, das disciplinas de Hidráulica e Pneumática. Neste sentido, um dos trabalhos exigidos para a formação é que os alunos aliem os conhecimentos teóricos com os práticos no desenvolvimento de um projeto específico – os chamados Projetos Integradores de Conhecimento.
Na noite da última quinta-feira (24/06), por exemplo, alunos do 3º módulo deste curso (são quatro módulos no total), em grupo, apresentaram quatro desses projetos. O primeiro foi o desenvolvimento de uma cadeira pneumática para ser utilizada pelos profissionais de fisioterapia quando no atendimento a pacientes com necessidades especiais como tetraplégicos ou paraplégicos (não existe esse tipo de equipamento no mercado). O segundo foi a elaboração de um guindaste pneumático para o levantamento de peso (que auxilia as pessoas no trabalho de deslocamento de mercadorias e produtos). O terceiro foi um macaco pneumático para uso em veículos (acoplado ao sistema elétrico, esse macaco é ideal para veículos de mulheres – que tem mais dificuldade de manusear os macacos convencionais ao trocarem um pneu, por exemplo). Por último, também desenvolveram uma prensa para fixação de briquetes (torretes utilizados para queima em lareiras ou fornos).
O professor Edson explicou que os trabalhos começaram a ser desenhados e projetados há dois meses. “Ministramos primeiro a parte teórica, para que conheçam a fundo os princípios da hidráulica e da pneumática”, falou. “Depois eles foram trocando idéias para conceber esses projetos práticos, que muito mais do que novos inventos servem para mostrar como esses conhecimentos podem ser aplicados na prática, melhorando a vida das pessoas”, frisou. O professor explicou ainda que os projetos ainda carecem de uma série de melhorias e adaptações. “Nós continuaremos trabalhando em cima destes protótipos. No 4º e último módulo, no próximo semestre, eles terão de apresentar um TCC. E poderão utilizar os inventos de agora, melhorados”, acrescentou.
AI/Redação24Horas