Videira – Depois de um período para análise dos resultados das avaliações da Provinha Brasil, a Secretaria de Educação de Videira divulga a média dos alunos matriculados no segundo ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Cerca de 500 alunos participaram da avaliação que aconteceu de 6 a 18 de maio.
As coordenadoras pedagógicas da Secretaria de Educação – Mara Sechi Mezaroba e Terezinha Antunes de Lima, responsáveis pela coordenação da Prova apontam que mais de 51% das turmas avaliadas tiveram média 4 (quatro), o que corresponde acertos de 21 a 22 questões de um total de 24. Neste nível, os alunos lêem textos de aproximadamente oito a dez linhas, na ordem direta (início, meio e fim), de estrutura sintática simples (sujeito+verbo+objeto) e de vocabulário explorado na escola.
Com esse tipo de texto, os estudantes são capazes de localizar informação, realizar algumas inferências e compreender qual é o seu assunto. “Estamos muito satisfeitas com o resultado, porque as crianças estão há apenas 3 meses freqüentando o segundo ano ,ou seja, ainda estão no início do processo de alfabetização e a maioria já está lendo, interpretando textos e dominando a escrita”, aponta Mara.
Segundo o secretário municipal de Educação – Roberto Maraschin Primo a Provinha Brasil foi instituída pelo MEC para avaliar crianças em leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização. A avaliação possibilita a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos tanto em grupos como individualmente. Com os resultados é possível estabelecer metas, planejar, propor e executar ações em sala de aula, modificar estratégias e procedimentos de ensino que não se mostraram adequados. “Esse relatório nos dá argumentos para avançarmos em pontos que não se mostraram satisfatórios, refletindo diretamente na qualidade de ensino dos videirenses”, aponta o secretário.
Toda a aplicação, correção, análise e utilização dos resultados da avaliação foi realizada por mais de 30 professores e a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Em novembro, a avaliação volta a acontecer. “Com esse resultado, comprovamos a eficácia do ensino público realizado em Videira, resultado do trabalho conjunto realizado pelos professores municipais que tem passado por constantes capacitações e aplicado o aprendizado em conteúdos trabalhados nas salas de aula”, conclui Maraschin.
Fonte:Silvia Palma
Jornalista SC