Videira – Tradição, cultura, competição e muita alegria para festejar a 18ª Edição da Vindima. Foram esses os ingredientes que deram o tom na festa que marca o início da colheita da Uva de Videira. A Vindima 2011, aconteceu na comunidade de Rondinha nos dias 29 de janeiro e 4,5 e 6 de fevereiro e reuniu milhares de pessoas que prestigiaram o resgate da tradição italiana através da comida, da dança e de jogos típicos, além da encenação da colheita da uva e de uma missa celebrada em italiano.
A promoção do evento foi da Prefeitura de Videira, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com a Comunidade de Rondinha e a Associação Cultural Rondinha Videira (ACROVI). ”A iniciativa foi muito exitosa, por isso, estamos satisfeitos e, pelos contatos que tivemos, a população também gostou muito, o que prova que Videira estava carente de eventos que valorizassem a cidade, sua cultura e seus moradores”, destacou o prefeito Wilmar Carelli que participou da Vindima em vários momentos.
O secretário de Turismo e Cultura de Videira – Clemir Schmitt conta que a abertura das festividades aconteceu no dia 29 de janeiro com um baile onde a estudante Eduarda Fiorese – representante da Comunidade de Rio das Pedras foi eleita a rainha da 18ª edição da Vindima. Já nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, os organizadores preparam uma programação para dar continuidade ao projeto de preservação de costumes dos colonizadores. Para isso, elegeram o tema Jogos Italianos, envolvendo várias localidades do interior para a disputa de um torneio com as modalidades de quatrilho, morina, truco, bisca, bocha e jogo de 48. A competição teve apoio da Fundação Municipal de Esportes (FMEV) e da Associação Brasileira de Quatrilho e distribuiu R$ 3 mil em prêmios.
E a tradição dos imigrantes italianos não ficou apenas nos jogos típicos. Uma missa celebrada na língua original dos colonizadores e a encenação da colheita, tal qual era realizada pelos pioneiros italianos, também marcaram o evento. “Foram momentos marcados pela típica alegria dos italianos com muita música, uva, vinho e comidas. Certamente a iniciativa emocionou os mais velhos que vivenciaram estes momentos e os mais novos que puderem conhecer como viviam seus antepassados”, disse Schmitt.
De acordo com o secretário a preservação da cultura italiana ganhará mais um evento nos próximos dias. A Secretaria de Turismo e Cultura realiza os últimos preparativos para o Pálio do Vinho, que é uma gincana que mistura competição, brincadeiras e resgate da identidade cultural do município. O evento acontecerá de 26 de fevereiro a 1º de março, junto com a programação de aniversário de 67 anos de Videira. “ Neste ano, o Pálio acontecerá na comunidade de Rio das Pedras que foi a vencedora no ano passado e ganhou também o direito de sediar o evento de 2011. Apenas a fase final acontecerá na Avenida Manoel Roque, no dia 1º de março, com o Desfile histórico alusivo ao aniversário do município e um grande show nacional que o município trará de presente para os videirenses”.
Silvia Angélica Palma
UNOPress
