Guaraciaba – Uma turma de agricultores do município de Guaraciaba inicia no próximo mês o curso Negócio Certo Rural, oferecido pelo Sebrae em parceria com o Senar Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Guaraciaba, Casa Familiar Rural, Epagri, fumageiras, Alfa e Sindicatos. A primeira turma foi formada durante palestra sobre o curso realizada na última sexta-feira, quando foram apresentados aos produtores rurais e demais interessados, os objetivos do curso e a metodológica de aplicação.
Conforme o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jair Henkes, no dia 20 de agosto já iniciam as aulas para a primeira turma, mas o objetivo é formar outras turmas, enquanto houver agricultores interessados. Segundo Henkes, o curso é gratuito e será dividido em 05 encontros (20/08, 03/09, 17/09, 01/10 e 15/10) de 06 horas cada, com aproximadamente duas semanas de intervalo entre um encontro e outro. O conteúdo da capacitação consiste em conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas, para facilitar o entendimento do aluno na gestão do seu negócio. Durante o curso será realizado um diagnóstico da propriedade, na identificação de novas idéias de negócio a partir da realidade de cada um e das potencialidades da região, na busca de informações para avaliação das idéias e na elaboração de um plano de negócios.
O Negócio Certo Rural será desenvolvido no município como uma ação do Projeto Recuperação Empreendedora do Sebrae, que vem atendendo o município desde o final do ano passado por ter sido um dos atingidos pelo tornado. Esse curso objetiva fortalecer o empreendedorismo rural, além de melhorar o desempenho na atividade no campo com impacto na geração de renda e novos negócios. O Prefeito Ademir Zimmermann sugeriu aos parceiros que seja organizada uma equipe com produtores interessados em desenvolver um projeto modelo em Pastoreio Racional Voisin, já que o município tem importantes experiências nessa área e é um dos maiores produtores de leite do Estado.
O Secretário de Agricultura pede que os agricultores aproveitem a oportunidade que está sendo oferecida e participem do curso, pois vai orientar o participante a identificar uma idéia de negócio na propriedade rural, e ainda, orientar a administrar de forma mais organizada a atual atividade realizada. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Agricultura.
AI/Redação 24 horas