Ações emergenciais em Tubarão visam evitar alagamentos

Prefeitura recebeu autorização do proprietário do terreno para fazer a limpeza do canal

Tubarão – Uma vala nas proximidades da rua Paulo Steinhausen, no bairro São João ME, deve passar por uma limpeza nos próximos dias. Esta é uma das ações definidas em uma reunião realizada na quarta-feira (13) entre a comunidade, secretários e o prefeito Olavio Falchetti.

Com as fortes chuvas de sábado (cerca de 90 milímetros) várias casas e lotes ficaram alagados. Na noite de sábado, o secretário de Defesa Civil, Rafael Marques, esteve no local para avaliar a situação. Segundo os moradores, a manutenção do canal é feita pela própria comunidade, porém, somente em parte da vala, até o muro de uma empresa de cerâmica, o restante da área está comprometida com o assoreamento.

Na reunião foi definida uma série de ações. Uma delas é a autorização do proprietário de um terreno para que a prefeitura possa entrar com a máquina e fazer a limpeza do canal. O pedido foi feito pelo prefeito ao proprietário da área e prontamente atendido.

Outra definição é que o secretário de Infraestrutura, Ismael Medeiros, fará o levantamento topográfico do local para confirmar o sentido do escoamento e colocará uma máquina retroescavadeira para iniciar a desobstrução do canal e após continuidade com escavadeira.

Outra máquina será cedida pela secretaria de Desenvolvimento Econômico e também fará o detalhamento das condições dos canais até junto ao Rio Tubarão. A secretaria de Saúde colocou a estrutura do posto de saúde local para acompanhar a ocorrência de algum caso de enfermidade decorrente do alagamento e disponibilizou a estrutura para realização de campanhas educativas junto à comunidade. Outras secretarias como Desenvolvimento Social e a Fundação de Cultura e Esporte também se colocaram à disposição para outros atendimentos se necessários.

Segundo o secretário de Defesa Civil, ações semelhantes devem ser realizadas em outros bairros. “Outros alagamentos ocorreram, e após essa ação descrita, estaremos iniciando o trabalho em outras localidades (canais de drenagem), até chegarmos à área central da cidade onde culminará com a limpeza das bocas de lobo e tubulações, ainda sem data prevista, mas dentro de um Plano de Ações Conjuntas entre Defesa Civil, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura”, adianta Rafael.

ai/UNOPress