Balneário Camboriú – No final da tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, recebeu em seu gabinete os novos comandantes da Polícia Militar em Balneário Camboriú e da 3ª Região. O Cel. PM José Pires, que assumiu o comando da 3ª Região e o Ten. Cel. PM Cláudio Koglin. Participaram também da reunião o delegado regional, Ademir Serafim e o secretário municipal de segurança, Nilson Probst, junto com diretores da Secretaria Municipal de Segurança Pública.
Antes da reunião, aproveitando a presença do padre Pedro, da paróquia do bairro Pioneiros, todos receberam a benção do religioso que fez uma oração pedindo para o sucesso das operações policiais na cidade e pelo fim da violência.
O prefeito Edson Renato Dias abriu a reunião, onde reiterou que todos os integrantes do governo recebem os novos comandantes com muito respeito e confiança. Dias relatou que a comunidade sofre com a insegurança e que desde o dia 23 de abril, ações em conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e os Agentes de Trânsito da Secretaria de Segurança Municipal, ajudaram a criar na cidade uma sensação de segurança, aliado também, a ajuda do Governo do Estado, que enviou para a cidade mais efetivos, inclusive equipes do Bope, Cavalaria e policiais da DEIC.
O prefeito ressaltou que é importante a manutenção dos trabalhos em conjunto e pediu aos novos comandantes, a manutenção das ações integradas de segurança. Além da manutenção deste trabalho, Dias pediu também aos comandantes um trabalho intenso na Avenida Atlântica, principalmente da parte que compreende o início da Avenida Alvin Bauer e a Rua 1201, onde há muita insegurança e também o forte trabalho dos traficantes de crack. Piriquito pediu ainda aos comandantes uma ação policial na região das praias agrestes, que compreende as localidades por onde passa a rodovia Interpraias. “Aquela região está abandonada e precisamos da presença policial efetiva naquela área. O prefeito ainda sugeriu a reativação do posto de polícia no Estaleiro, que está sendo inutilizado para serviços de segurança.
O comandante Pires agradeceu o convite do prefeito para a conversa e disse que seu trabalho em outros batalhões onde atuou, como em Chapecó, sempre foi de trabalho em conjunto entre policias Civil e Militar, também com o Ministério Público. Pires que comanda a 3ª Região, disse que o seu trabalho continuará no campo das parcerias e que os pedidos do prefeito são pertinentes e podem ser executados. Cláudio Koglin, que comanda o 12º Batalhão, disse que o discurso do prefeito na solenidade de posse foi perfeito, pios manteve o clima de união entre policias e também com a sociedade organizada. Koglin concordou em continuar com o trabalho em conjunto já efetuado com sucesso antes e que ele mesmo vem de experiências em cidades com parcerias entre as policias.
O delegado regional Ademir Serafim confirmou o trabalho e disse que a liderança do prefeito neste processo de parcerias e integração, é fundamental para o trabalho dos profissionais da segurança pública. Serafim sugeriu que a base no Estaleiro possa também abrigar os policiais civis que chegam para as operações na cidade. “Assim mantemos pessoas de segurança naquela região por mais tempo”, salientou.
Ficou definido então na reunião, que a blitz em conjunto entre policias Militar e Civil deverão continuar, com a participação dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança; ações contra os traficantes de crack na Avenida Atlântica e um maior policiamento na região das praias. “Com estas ações, acredito que nosso trabalho em prol da segurança pública na cidade terá um grande avanço”, destacou o prefeito.
UNOPress