Joinville – A viagem da delegação oficial da Prefeitura de Joinville para Schaffhausen, na Suíça, não irá mais ocorrer. Com a decisão da Câmara de Vereadores de adiar para a próxima terça uma decisão sobre o assunto, a programação, que começaria neste domingo, foi inviabilizada.
Na tarde desta sexta-feira (23/10) o prefeito Carlito Merss comunicou oficialmente a decisão para Charles Gysel, ex-deputado do Cantão de Schaffhausen e responsável pela programação da comitiva joinvilense na Suíça.
O prefeito reforçou o convite para a uma comitiva de Schaffhausen prestigiar a Festa das Flores, em novembro. A programação dos suíços, que está sendo organizada pela Prefeitura, prevê visita à Univille, equipamentos culturais, empresas e escolas municipais. O grupo também participará de uma cerimônia em homenagem aos imigrantes suíços.
A delegação joinvilense, composta por sete membros, iria participar da Feira de Outono, tradicional evento de Schaffhausen, cidade irmã de Joinville desde 2007, e promover intercâmbio econômico, tecnológico e de atividades turísticas. Estavam programadas visitas a estações de tratamento de água e esgoto, empresas e agências de turismo.
O secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico, Eni Voltolini, lamentou a perda desta oportunidade de intercâmbio cultural e de negócios com parte da Europa. "Isto acontece num momento em que o mundo se abre cada vez mais para as relações internacionais", acrescentou.
A comitiva de Joinville (quem viajaria)
Carlito Merss – prefeito
Eni Voltolini – secretário de Integração e Desenvolvimento Econômico
Pedro Toledo Alacon – diretor de Operações da Companhia Águas de Joinville
Maria Ivonete Peixer da Silva – Presidente da Promotur
Alexandre D´Ângelo – coordenador da Área de Informações e Dados da
Promotur
Silvana Pohl – supervisora escolar da Secretaria de Educação
Anildo Jorge – Gerente da Unidade de Imprensa
O Cantão de Schaffhausen
Está localizado no extremo norte da Suíça, na fronteira com o estado alemão de Baden Württemberg, e a cerca de 40 km da cidade de Zurique. A população é de aproximadamente 74 mil habitantes, distribuídos em 32 comunas (Gemeinden), incluindo três cidades:
Embora a produção de cereais, verduras e vinhos ainda predomine, o Cantão de Schaffhausen destaca-se hoje como um importante polo industrial da Suíça, especialmente nos ramos metal-mecânico, de automação e alta tecnologia, plástico, medicamentos, instrumentos e aparelhos médicos; fortes para a economia são ainda os setores de hotelaria e gastronomia, bancos e comércio.
Em Schaffhausen estão instaladas grandes empresas como: IWC, SIG, Cilag (Johnson & Johnson), Georg Fischer, Wall-Mart,, Bosch, Unilever,John Deere, Timberland, Albany. O Cantão oferece ainda inúmeros museus, teatros, restaurantes, shoppings.
O acordo
Desde 1998, vinham sendo feitos contatos e tratativas entre Joinville e o Cantão de Schaffhausen; laços históricos e culturais unem as duas regiões, pois cerca de 600 pessoas imigraram de Schaffhausen e ajudaram a colonizar Joinville a partir de 1851. Sob esse fundamento, foi assinado, em Schaffhausen, no dia 7 de novembro de 2007, pelo vice-prefeito de Joinville, Dr. Rodrigo Meyer Bornholdt e o conselheiro do governo de Schaffhausen, Dr. Hans-Peter Lenherr, um acordo de cooperação, que prevê um intercâmbio intensivo sobretudo nas áreas de cultura, economia e meio ambiente.
Fonte: Assessoría de Imprensa
