Blumenau – Com a coordenação geral da Fundação Municipal de Desportos, 68 atletas especiais de Blumenau começam a embarcar nesta quinta-feira para Itajaí, onde disputarão a sexta edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). A cerimônia de abertura ocorre na noite desta quinta e as competições a partir de sexta. Os Parajasc encerram no dia 30.
Além dos 68 atletas, Blumenau contará com uma equipe de apoio de 20 pessoas, entre acompanhantes de atletas, fisioterapeutas, motoristas, cozinheiras, equipes de manutenção, limpeza e segurança, dirigentes, entre outros. A delegação ficará alojada na Escola Básica Elias Adaine, no bairro São Vicente.
Os portadores de deficiência auditiva, representados pela Asblu, disputarão o futsal masculino, estreando nesta sexta-feira, 17h15min, contra Jaraguá do Sul, no ginásio da Univali. A Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali) inscreveu atletas nos dois naipes do atletismo e do goalball e no ciclismo masculino.
A Associação Blumenauense dos Deficientes Físicos (Abludef) terá atletas masculino em busca de medalhas na bocha, atletismo, tênis de mesa e xadrez. A primeira modalidade a estrear será a bocha para portadores de deficiência da categoria andante, na sexta, 18 horas, contra Arabutã, na Associação Metalúrgicos São João.
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é a outra instituição representando Blumenau nos Parajasc, com seus atletas com deficiência intelectual nas modalidades masculinas do futsal, basquete e natação, além do atletismo feminino e masculino. O basquete é o primeiro a entrar em quadra, às 14 horas, no Colégio Salesiano, enfrentando Armazém. Quase na mesma hora, às 14h15min, será a vez do primeiro jogo do futsal, diante de Curitibanos, no ginásio Gabriel Colares. Por fim, no primeiro dia de competições, a bocha joga com Chapecó, às 17 horas, no ginásio da Univali.
UNOPress