quinta-feira, fevereiro 19, 2026

5o ano de vida legal da Fundação Cultural de Balneário Camboriú é comemorado nesta quinta-feira(12)

Balneário Camboriú – Nesta quinta-feira, 12 de novembro de 2009, cumpre-se o  5° ano de vida legal da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, criada pela Lei Municipal n° 2.397, e constituída em 12 de novembro de 2004 em entidade com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira e disciplinar, e inscrita no registro oficial segundo publicação no Diário da República desse dia.

Ofertas Amazon

Desde então, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, é composta por três Conselhos: Conselho Municipal de Cultura, Conselho Curador e Conselho Fiscal, sendo os conselheiros representantes dos diferentes setores, órgãos e instituições municipais.

Constituem patrimônio da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, os acervos do Centro Municipal de Cultura, da Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis, do Arquivo Histórico Municipal, Galeria de Arte e de todas as organizações vinculadas que venham a se formar e os imóveis que lhe forem transferidos ou adquiridos por compra ou doação.

Em sua sede, a Fundação Cultural apresenta várias atividades culturais e educacionais cuja metodologia usada oportuniza pessoas da faixa etária de 14  anos   até  integrantes da 3ª Idade que freqüentam aulas sob forma de oficinas  nas seguintes modalidades de arte: desenho, pintura, música instrumental (violão e teclado) e técnica vocal. Todas as oficinas são oferecidas gratuitamente.




 A Escola de Arte e Artesanato no Bairro da Barra,  oferece cursos, adotando sempre metodologia específica, com aulas no período da tarde e da noite, oferecendo vagas á toda comunidade, sendo todas gratuitas.

 A Galeria de Arte, tem como principal objetivo oferecer estrutura adequada aos artistas para exposição dos trabalhos e oportunizar a comunidade  o acesso aos acervos de artistas locais, regionais, nacionais e internacionais,  com  exposições mensais propiciando  a apreciação de obras através de trabalho de monitoria, por ocasião das visitas agendadas de alunos da rede municipal, estadual e particular, além de instituições  educacionais e sociais (asilos, APAE, Casa de Passagem)

A Biblioteca Volante consiste num veículo cultural e educacional que visa incentivar o hábito e o gosto  pela leitura, possibilitando à comunidade local dispor de uma biblioteca interativa que integra leitura e contação de histórias.

O Arquivo Histórico de Balneário Camboriú é responsável pela gestão, guarda, preservação e divulgação do patrimônio histórico e documental que serve de base para o conhecimento da história de Balneário Camboriú.




A Biblioteca Pública Municipal “Machado de Assis”, oferece aos usuários um acervo de 45.000 livros das mais variadas áreas de conhecimento, e está a disposição para leitura, pesquisa e empréstimo, além de um memorial histórico, mídia, administrativas, processamento técnico, acervos especiais, pesquisa, biblioteca infantil, e computadores com acesso gratuito à Internet, tendo mais de 5.5000 usuários inscritos.

A Fundação Cultural nestes cinco anos de vida, tem apoiado todas as atividades relacionadas às artes plásticas, oferecendo espetáculos nas áreas da música, do teatro e da dança (Projeto Artenomia) ,e de forma efetiva promove e apóia festivais de teatro e dança envolvendo as escolas da município, inclusive escolas de dança e teatro de natureza privada, bem como manifestações folclóricas que fomentam a arte popular tendo como principais Grupos representativos o Boi de Mamão da Barra e o Terno de Reis de Taquaras, são várias as ações efetuadas no sentido de preservar a identidade cultural do município e região, tendo inúmeras publicações, marcos históricos elaborados pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com enfoque ao patrimônio histórico, entre estes, periódicos que tratam da preservação da Capela Santo Amaro e demais edições referentes ao acervo do Arquivo Público Municipal.

Neste aniversário, a Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através de seu Presidente Eduardo Meneghelli Júnior (Torto) e seus colaboradores, querem compartilhar com seus amigos, a história dos momentos que de forma mais rotunda representam o espírito deste projeto cívico e cultural e que são um estímulo para seguir adiante. Eduardo Torto destaca em seu pronunciamento, o importante trabalho que a Fundação Cultural tem realizado em seus cinco anos em prol da cultura balneocamboriuense, e que os objetivos para que se nasceu, vem se cumprindo com empenho e dedicação.

Festejamos  o 5° ano de aniversário da Fundação Cultural de Balneário Camboriú.




 Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Atendimentos gratuitos na Faculdade Anhanguera Jaraguá do Sul e Joinville

A Faculdade Anhanguera oferece atendimentos gratuitos ou com preços...

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...