São Francisco do Sul – Não é de hoje que São Francisco do Sul é um dos principais portos de nosso país para o mundo. Na verdade, a descoberta dessa sua habilidade natural acontece praticamente junto ao descobrimento do Brasil, quando em 1.504 a expedição francesa de Binot Paulmier de Gonneville encontra abrigo na ilha depois de perder a rota para as Índias. Mas foi só no início do século XX que sua especialidade portuária teve realmente início. Diversas iniciativas foram tomadas para sua estruturação e depois de começos e recomeços, em 1º de julho de 1.955, o Porto de São Francisco do Sul foi oficialmente inaugurado como uma Autarquia do Governo do Estado de Santa Catarina.
O Porto de São Francisco do Sul está em franco desenvolvimento, atuando como referência logística e de desenvolvimento econômico social para sua região, Estado e país.
Dinamismo, produtividade, agilidade e eficiência que colocam o Porto em posição de destaque no cenário nacional:
5º maior porto brasileiro em movimentação de contêineres;
6º maior em volume de cargas.
Infraestrutura de ponta
O Porto de São Francisco do Sul oferece uma moderna infraestrutura portuária comparada aos principais portos do Brasil. São:
4 mil metros quadrados reservados a contêineres frigorificados, equipados com 550 tomadas de energia elétrica;
Capacidade para 120 mil toneladas de granel sólido e tanque para óleo vegetal, com capacidade nominal de 9 mil metros cúbicos;
Retroárea com dois redex e um porto seco;
Ampliação da profundidade do canal de acesso e berços de atracação para 14 metros;
Reestruturação do sistema de segurança com a instalação de novas guaritas, cancelas, catracas e câmeras, com o objetivo de ampliar as condições de segurança;
Reforma do sistema de iluminação do pátio do Porto com a instalação de novos refletores;
2 ship loaders e 5 MHCs;
Certificação ISPS Code – Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias.
Investimentos
Com recursos Federais e Estaduais – totalizando R$ 170 milhões, novas e importantes obras estão em andamento:
Recuperação e ampliação dos berços 101, 102 e 103;
Retificação do berço 201;
Construção do berço 401;
Derrocagem da laje da cruz;
Aprofundamento do canal de acesso para 14 metros;
Implantação do contorno rodoferroviário de acesso ao Porto.
Parcerias que fazem acontecer
O dinamismo e a agilidade do Porto de São Francisco do Sul em suas operações devem-se também a parcerias com grandes empresas do segmento portuário, que compõem o corredor de exportação, instalado na zona primária do Porto.
A conseqüência desta parceria é a geração de constantes investimentos, e o contínuo aperfeiçoamento das operações de cargas do Porto contribui para melhorias e ampla qualificação da equipe de colaboradores.
A operação de contêineres com 5 MHCs assegura ao Porto de São Francisco do Sul uma das maiores produtividades para esse tipo de operação.
Um trabalho conjunto que visa multiplicar o desenvolvimento econômico e social, assim como dar continuidade ao crescimento constante.
AI/Redação24Horas