Sombrio – Será possível o Brasil atingir um desenvolvimento urbano com igualdade social, cultura, política e econômica. E ainda mais, será possível buscar esse patamar após amplo debate com participação efetiva de toda a sociedade? É isso que objetiva a 4ª Conferência das Cidades em sua etapa Municipal e Regional, onde lideranças e população estarão reunidos para definir a aplicação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Sombrio realiza sua Conferência Municipal das Cidades no dia 25 de novembro, no Centro de Eventos dos Jerivás, em Vila São Cristóvão, Maracajá. “O evento será realizado de forma regionalizada, em parceria com a SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), por isso o local da Conferência ser em Maracajá”, declarou a Secretária Municipal de Administração e Planejamento de Sombrio, Terezinha D’Ávila Tiscoski da Silva. “É relevante que não somente a população de Sombrio, mas de toda a região participem desta importante Conferência, que definirá os rumos de nossa cidade e região nos próximos anos no que diz respeito a Desenvolvimento Urbano.”
A Conferência das Cidades trabalhará com o lema ‘Cidades para Todos e Todas com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social’ e o tema ‘Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano’. Seu principal desafio será identificar os avanços e resultados das Conferências anteriores (2003, 2005 e 2007) e quais as questões centrais em torno dos problemas e dificuldades na implementação da PNDU.
A partir dos eventos municipais e regionais será elaborado o Regimento e organizada a Conferência Estadual. Tem-se ainda a intenção de mobilizar as diversas instâncias de governo e entidades da sociedade civil locais, envolvidas no debate da política urbana. Os dados e relatório final serão inseridos num sistema de relatórios do Ministério das Cidades, que acompanha as Conferências de todo o País.
Fonte : Assessoria de Imprensa