Videira – O Departamento Municipal de Ação Social de Videira realizou no último dia 11, no Centro de Eventos Vitória, o 2º Fórum Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. O evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas representantes de entidades que atuam com crianças e adolescentes, como por exemplo, escolas e clubes de serviços. A solenidade contou com a presença do prefeito Wilmar Carelli, da presidente da Câmara de Vereadores Maria Eneida Furlin Dresch e a diretora de Ação Social – Rosani Manenti.
A programação contemplou a apresentação da peça teatral “Tá tudo errado”, cujo texto é inspirado na obra Confissões de Adolescente, de Maria Mariana. A dramatização foi feita por adolescentes que frequentam o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e a adaptação foi coordenada pelo professor Pedro Rafael Peretti.
O evento também contou com uma palestra do juiz do Trabalho – Luiz Osmar Franchin, que falou sobre “O que é e o que pode ser considerado Trabalho Infantil”. Em seguida os participantes puderam dar sua contribuição através de sugestões de ações a serem desenvolvidas pelo PETI. Na oportunidade o PETI ainda realizou a exposição dos trabalhos manuais desenvolvidos por seus participantes. Interessados em conhecer as atividades podem visitar a exposição até o dia 16 de junho, no hall de entrada do CEVI.
Silvia Angelica Palma
AI/Redação24Horas