Ilhota – Mais de dez mil pessoas são esperadas na 21ª. Romaria da Terra e da Água, que acontecerá no dia 15 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Braço do Baú, em Ilhota. Com o lema "cuidar da terra, garantir a vida", os fiéis se reunirão com o objetivo de refletir sobre as questões ambientais da região.
A programação inicia às 9h com abertura e apresentação dos romeiros. Logo em seguida, às 10h, ocorrerá uma caminhada de mais de dois quilômetros. Às 11h30 poderá ser feita visita às tendas e partilha. Às 13h30, os visitantes acompanharão depoimentos sobre a temática proposta e às 14h apreciaram a um teatro. O evento encerra às 15h com celebração eucarística.
O encontro é aberto ao público. Os organizadores só solicitam que os participantes levem alimentos para serem partilhados, água, prato, talheres e copos descartáveis. "A romaria é um espaço para reunir gente de fé, gente que acredita no deus criador da terra e de todas as formas de vida. Na romaria se reúnem pessoas que acreditam num outro mundo possível. É um encontro de gente de fé, que sonha e que luta", ressaltou o diácono João Francisco Zimmermann.
Segundo ele, esta é uma oportunidade de os cristãos reafirmarem o seu compromisso de cuidar da terra para garantir a vida. "O município já enfrentou grandes dificuldades ambientais, como as da catástrofe de novembro de 2008. Santa Catarina como um todo, na verdade, já presenciou desastres como enchentes, secas, furacões, vendavais, ciclones e tornados. A maioria influenciados pela intervenção humana. Está na hora de refletirmos sobre estes acontecimentos" finalizou.
Na oportunidade são esperados romeiros de Gaspar, Blumenau, Joinville, Florianópolis, Rio do Sul e Tubarão.