Balneário Camboriú sedia, de 4 a 7 de setembro na Barra Sul, o 2º Festival Náutico promovido pela Tedesco Marina Garden Praza. O evento comemora os três anos da empresa e deve reunir centenas de pessoas num encontro que oferecerá programação diversificada, desde a exposição de embarcações no 2º Salão de Seminovos, rali náutico, festa embalada ao som de deejays e gastronomia típica do litoral, entre outras atrações. No ano passado, o Festival atraiu cerca de 8 mil visitantes e nesta edição, a proposta é de inovar os atrativos e incrementar o público em 25%. A abertura está marcada para a sexta-feira, dia 4, às 20 horas com coquetel para convidados.
No segundo dia acontecem duas grandes promoções, o Salão de Seminovos e o Rally de Regularidade no Mar. No salão será feita a mostra náutica, com embarcações luxuosas e que podem custar até 10 milhões de reais. O rali no mar será uma prova com barcos de pelo menos 18 pés e no máximo 50 embarcações participantes. Este evento terá característica de um passeio com procissão náutica, e tem como objetivo realizar a confraternização dos adeptos do esporte de regularidade no mar. A largada será nas proximidades da Ilha das Cabras às 11 horas do sábado, dia 5.
Até o dia 6 de setembro serão realizados quatro desfiles pelas avenidas Atlântica e Brasil, com acompanhamento do bloco Mexe-Mexe, mostrando uma grande embarcação ao público, que passará sobre um caminhão-prancha. O trânsito será feito em apenas na faixa da direita das vias. Cursos de Arrais e Mestre amador também farão parte das atrações paralelas do Festival. No encerramento, feriado de 7 de setembro, acontece uma comemoração especial aos parceiros e participantes do evento. Mais de 12 expositores deverão marcar presença no encontro.
Segundo o secretário de Turismo, Cláudio Fernando Dalvesco, o festival náutico promovido pela Tedesco Marina é de grande importante para Balneário Camboriú. “Os eventos ocasionais, em geral, são importantes, porque trazem à cidade visitantes que não vem apenas atrás da temperatura, do clima, da praia. Elas vem conhecer pessoas, embarcações de último tipo, equipamentos náuticos, mas também para conhecer toda a infraestrutura que a cidade oferece. Podemos conquistar esses turistas oferecendo hotéis muito bem equipados, uma rede de lojas com uma grande oferta de produtos e serviços, empresas especializadas, sem contar que na cidade vivem muitos adeptos dos equipamentos náuticos, que podem perfeitamente trocar experiências e informações, não só sobre a náutica, como também sobre nossa cidade”, analisa o secretário.
Para Dalvesco, o grupo Tedesco foi visionário em implantar a marina na cidade. “Um empreendimento desse porte qualifica ainda mais o nosso turismo. Muitas pessoas ainda não compreendem a importância do setor, mas nós estamos sempre observando as tendências do mercado turístico e o turismo náutico foi uma das novidades, neste ano, no Salão de Turismo de São Paulo”. O secretário explica que o segmento movimentou mais de US$ 356 milhões no mundo em 2008, somente com cruzeiros marítimos, pessoas que gostam de viajar em navios, que tem no mar uma inspiração para conhecer novos lugares. “Com pequenas embarcações não é diferente. O público desse setor são pessoas que exigem mais das cidades onde aportam, forçando um desenvolvimento direcionado as suas necessidades e consequentemente, qualificando o turismo de maneira altamente positiva”, especifica.
Fonte: Assessoría de Imprensa