Joinville – A Fundação Municipal do Meio Ambiente fez o levantamento do número de visitantes nos parques da cidade. O Parque Natural da Caieira, Morro do Finder e Zoobotânico contabilizam 102.344 visitantes de janeiro a novembro de 2009. O maior com público vindo de outras cidades é para o Zoobotânico. Quem tiver interesse em visitá-los pode pedir visitas monitoras se achar necessário.
O Parque Natural Municipal da Caieira teve 12.052 visitantes. Funciona de quarta a domingo, das 8 horas às 18 horas. Está localizado na região leste da cidade, às margens da Lagoa do Saguaçu. Possui área de atendimento ao visitante, mirante, sambaquis, trilhas ecológicas e vestígios de população primitiva. O nome é devido à área ter sido utilizada durante muito tempo como fonte de extração de argila e cal. A extração era feita através de agressão dos sítios arqueológicos, daí o nome Caieira, e o mineral era utilizado para exportação até 1955 quando surgiu a legislação ambiental para proteger o local.
Para quem tiver interesse em conhecer o Morro do Finder pode fazê-lo de terça a domingo, das 8 horas às 18 horas. Neste ano, foram 4.265 visitantes. O parque fica no bairro Iririú e tem este nome em homenagem ao então proprietário daquela época (Armandos Finder). O local possui como
característica principal a densa mata atlântica. No seu ponto mais elevado está localizada a Pedra do Veloso de onde se tem a vista da Baía da Babitonga. É utilizado para lazer, esporte, pesquisa e educação ambiental. Possui trilha para pedestres, para ciclistas, áreas de repouso, mirante e
nascentes de água.
O Zoobotânico é uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável e registra o maior número de visitantes, a maioria de fora da cidade. Foram 100 mil, das quais, 6.617 eram estudantes. Quem quiser conhecer o local pode fazê-lo de terça a domingo das 8 às 19 horas. Tem como destaque a valorização do remanescente da mata atlântica e da fauna, no bairro Boa Vista. Além disso, a manutenção da qualidade de vida dos animais mantidos em cativeiro. Possui trilhas, quiosques e espaço para observação animal.
Fonte : Assessoria de Comunicação