Capinzal – Representantes dos cinco municípios que integram a Comarca de Capinzal reuniram-se novamente na manhã desta segunda-feira, dia 26, no Centro Administrativo, a fim de consolidar o processo de implantação do Consórcio Intermunicipal Abrigo Casa Lar (CIALAR).
No encontro, os cinco municípios-membros apresentaram as leis aprovadas pelas Câmaras de Vereadores ratificando o protocolo de intenções firmado em setembro de 2009. Também foi analisado e aprovado por unanimidade o Estatuto Social da nova entidade.
Outro ponto importante foi a eleição da primeira diretoria do Consórcio. Por aclamação, o Prefeito de Capinzal, Leonir Boaretto foi conduzido a presidência tendo como vice, o Prefeito de Ouro, Nerí Miquelotto e como secretário, o Prefeito de Ipira, Francisco Machado de Aguiar.
Nos próximos dias, o Estatuto Social será registrado. Posteriormente, com a publicação do extrato, a diretoria providenciará o registro junto a Receita Federal para inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
O Consórcio foi instituído no segundo semestre do ano passado com o objetivo de gerir os destinos da Casa Lar. A estrutura física pertence ao Município de Capinzal. As demais prefeituras poderão utilizá-la a partir da celebração de um comodato. O abrigo atende crianças e adolescentes na faixa etária de zero a 18 anos incompletos que estejam com seus direitos violados ou em situação de risco pessoal e social. Atualmente são sete crianças atendidas – seis de Capinzal e uma de Piratuba. A contribuição dos municípios foi definida através de um contrato de rateio.
Além do prefeito Leonir Boaretto, representaram Capinzal neste encontro: o Secretário da Administração, Edson Cassiano; o Diretor de Desenvolvimento Social, Paulo Betinardi; a assistente social, Denise Riquetti e o Assessor Jurídico, Marcelo Henrique Barison. Ipira e Ouro foram representados pelos prefeitos, Francisco Machado de Aguiar e Nerí Miquelotto respectivamente. O vice-prefeito Claudirlei Dorini representou a Administração de Piratuba e o Secretário Sérgio Luiz Calegari, a Prefeitura de Lacerdópolis.
UNOPress