Balneário Camboriú – Resgate às tradições açorianas, a preservação da memória e difusão da cultura popular e também a educação ambiental foram o foco da 1ª Tarde Culturas e Saberes, promovida pela Escola Municipal de Taquaras nesta sexta-feira, 20, no Bairro de Taquaras, em Balneário Camboriú. O projeto contou com apresentações realizadas por alunos do ensino fundamental, mostra de vídeos na Sala de Cinema, Contação de Lendas e, entre outras atividades, a entrega da nova camiseta do projeto Terra Limpa, realizado há 11 anos nas escolas municipais com a parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente, aos monitores da escola.
A abertura aconteceu com a apresentação de cantigas de roda, com alunos do 1°, 2° e 3° Anos. Na sequência, os monitores do projeto Terra Limpa receberam a nova camisete e depois, alunos, pais e responsáveis e alguns profissionais da comunidade puderam acompanhar o Teatro de Fantoches “Lenda da Vitória-Régia, com alunos do 6° Ano. Logo após, alunos do 2° Ano apresentaram Contação de Lendas e para finalizar a solenidade, houve apresentação do Boi-de-Mamão.
A 1ª Tarde Culturas e Saberes continuou com visitação à Mostra de Trabalhos e Espaços Culturais e a exibição de filmes e documentários na Sala de Cinema, entre os quais o longa “Os Arteiros”, produzido pelo professor de Arte José Ricardo com alunos do 4° Ano; vídeo-clipe “Terno de Reis”; Pesca da rede de cerco; da Tainha e ainda o documentário do Engenho de Farinha.
A diretora da Escola, Cláudia Passos, explicou que a intenção é repetir o projeto nos próximos anos. “É uma forma de evidenciarmos a cultura, o artesanato, os trabalhos do ano de 2009 junto aos alunos, seus responsáveis e aos profissionais da escola e moradores do bairro. É como uma feira pedagógica, mas com a interação com a comunidade”, explica. O projeto valoriza não apenas as práticas comunitárias, como a pesca e a cultura, mas também os artesãos locais.
Preservação da Restinga
O projeto Terra limpa integrou a 1ª Tarde, na parte de “saberes” (conhecimentos). Em toda a Rede Municipal de Ensino são atualmente 250 monitores, dos quais 22 estão em Taquaras. São alunos do 5° ao 9° Ano que, no bairro, participam do projeto há mais de três anos. Durante a entrega de camisetas novas, Lisandra Pereira, de 11 anos, Karina e Sabrina Marçal, de 12 e 13 anos respectivamente, Gabriel de Freitas, Stéphanie Enckel e Lauana Cipriani, todos de 10 anos, e ainda Gabriel Felipe da Silva, de 12, disseram porque estão no Terra Limpa. Eles são unânimes em explicar que o projeto é importante para a preservação do meio ambiente e que tem muitos itens interessantes para serem descobertos.
Os sete monitores, que representaram o resto do grupo durante as entrevistas, contaram sobre o atual projeto que desenvolvem, que é a restauração da restinga da Praia de Taquaras. Gabriel de Freitas contou que é feito o plantio de plutaparon portulacoides, que é uma espécie vegetal muito comum em solos arenosos, como as restingas. “Não podemos deixar que a Praia de Taquaras perca sua restinga, pois o mar pode invadir a rua”, explica Lisandra. “Taquaras é a praia de Balneário Camboriú que é mais preservada, e deve continuar assim”, complementa.
Fonte: Assessoria de imprensa