Florianópolis – Secretário da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, delegado de polícia André Luis Mendes da Silveira, cumpre agenda de trabalho nesta terça-feira (20) em Rio do Sul. A partir das 13h30 acontece a inauguração da Central Regional de Emergências do Alto Vale (CRE) e entrega da Central de Monitoramento Urbano de Rio do Sul. Os dois serviços funcionam, desde o final de janeiro, na sede d0 13º Batalhão da PM, onde acontece a solenidade.
O projeto da Central Regional de Emergências objetiva reunir no mesmo espaço físico serviços da PM, Corpo de Bombeiros e SAMU. A previsão é de que até o final do ano a CRE esteja atendendo aos sete municípios da região. Já a Central de Videomonitoramento Urbano funciona com seis câmeras instaladas. Segundo o Coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema, a central tem capacidade para receber até 20 câmeras, e até o final do ano deverá receber mais quatro.
A Central de Videomonitoramento também conta com uma novidade. Uma parceria entre CDL (Clube dos Diretores Lojistas) e prefeitura municipal garantiu a aquisição de um sistema de comunicação das câmaras. “Trata-se do sistema Wireless onde a comunicação é feita via rádio. Estamos implantando o que existe de mais moderno em videomonitoramento urbano”, explicou Dalmarco.
Os pontos de monitoramento são definidos através da observação da estatística criminal das áreas em uma cidade. Considerando que as câmeras são mais eficazes nos delitos contra o patrimônio, assim, é regra a instalação dos sistemas em áreas com grande concentração comercial e bancária, onde o fluxo de pessoas e veículos é intenso.
Santa Catarina conta atualmente com 11 cidades com o sistema de videmonitoramento urbano: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Balneário Camboriú, Itajaí, Rio do Sul, São Joaquim, Chapecó, Lages e Jaraguá do Sul. No total são 349 câmeras de vídeo monitoradas pela Polícia Militar em suas Centrais de Emergência.
Assessoria de Comunicação