Blumenau – Para refrescar as noites quentes de verão, a Sommerfest está incentivando os sommerfesteiros um costume alemão de beber chope. É o Radler (Lê-se: Rátla), consumido tradicionalmente na Oktoberfest de Munique e no sul da Alemanha, que é a mistura de Chope com soda limonada. A bebida teve origem nas montanhas da Alemanha e Áustria, onde os ciclistas precisavam de uma bebida refrescante, mas com nutrientes depois de subir grandes altitudes.
A receita é simples: meio caneco de chope pilsen e meio caneco de soda limonada. Ideal para nosso verão tropical, a bebida além de refrescar, tem o teor alcoólico reduzido. Quem cuida para não passar dos limites e quer um refresco diferente para amenizar o calor, a bebida é uma ótima opção.
Quinta
Nesta quinta-feira, dia 17, será a segunda noite da Sommerfest com a animação das bandas Adler´s Band e Banda K´necus, desfile interno, competição de tiro e concurso de chope em metro. A festa começa às 19h30, no Setor 1 da Vila Germânica.
O ingresso custa R$ 8 (estudantes e pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada e pessoas com traje típico alemão têm acesso livre). A Sommerfest é a alegria das festas de outubro nas noites de quinta-feira, até 14 de fevereiro.
Na última quinta-feira, 10, o público superou em 10% o movimento do ano passado, chegando a 8.940 pessoas. Já o consumo de chope teve um acréscimo de 7,3%, fechando a primeira noite com 6.896 litros de chope consumidos.
Joni César
UNOPressPress