São Bento do Sul – O setor têxtil mostra que é um segmento em expansão no município. Novas oportunidades estão surgindo neste tipo de mercado. Pensando nisso, a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário, disponibilizou 10 vagas na Associação de Costureiras de São Bento do Sul (Asscor), com o intuito de profissionalização na costura industrial e inclusão no mercado de trabalho.
O curso que é gratuito e coordenado por Lusmari Moreira, iniciou na segunda-feira, 12, na própria associação, anexo a Promosul. A Asscor começou suas atividades no dia 16 de junho de 2009, e atualmente conta com nove costureiras profissionais.
Lusmari relatou que o curso conta com 60 horas e certificado de conclusão. “O importante é seguir a risca e tentar não faltar, pois todas as informações são importantes para obter o certificado. Com a profissionalização será possível a inclusão no mercado de trabalho, e também na associação”, explicou.
O primeiro dia de aprendizado contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Comunitário Clélia Roesler e do Secretário de Desenvolvimento Econômico Uwe Storz. Clélia quer dar continuidade nos programas de profissionalização, possibilitando o maior número de vagas possível. “Estamos trabalhando para possibilitar o maior número de vagas em diferentes áreas, sempre com o intuito de geração de emprego e renda”, avaliou.
Hoje, as nove integrantes da Asscor trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, produzindo peças para empresas da região. Lusmari aponta que a produção aumenta a cada dia, e que o setor têxtil promete crescimento para quem busca a especialização. O telefone da Asscor é o 3633-0849.
AI/Redação 24 Horas