A segunda edição do Seminário de “Saúde e Prevenção nas Escolas” reúne nesta terça-feira (30), no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a partir das 8 horas, professores de ciências, orientadores educacionais e alunos multiplicadores da rede municipal de ensino.
O seminário é realizado com uma parceria entre as secretarias do sistema de Educação e Saúde, através do Programa de Atenção Municipal as DST/HIV/AIDS (Pamdha).A coordenadora pedagógica, Samira de Moraes José, explica que a finalidade dessa iniciativa é reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde. “O projeto CA trata de assuntos relacionados à sexualidade com o objetivo de trabalhar as DST/HIV/AIDS, gravidez na adolescência, redução da mortalidade materno-infantil e evasão escolar, pois são problemas que estão interligados”, pontua.
Conforme a coordenadora pedagógica da secretaria do sistema de Educação, Luciana Milioli Vieira, o seminário vem contemplar as atividades realizadas por todos os envolvidos no projeto. Segundo ela, esta segunda edição do seminário vem culminar com todos os trabalhos realizados através do projeto Consciência na Adolescência (CA). O projeto é desenvolvido com os alunos do 6° ao 9º ano do ensino fundamental. “Durante a manhã teremos palestra com o infectologista doutor Raphael Elias Farias, que vai tratar sobre Prevenção às DST/HIV/AIDS e com o psicólogo Eduardo Custódio Borges sobre aspectos psicológicos do viver com HIV/AIDS na adolescência”, comentou Luciana.
A coordenadora do PAMDHA, Caroline Inácio Spilere, destacou que muitas pessoas que são portadoras de doenças sexualmente transmissíveis, ainda não têm noção de que estão infectados. Ela conta que o programa das DST/AIDS através desta parceria com o sistema de Educação tem chegado de forma mais clara e direta aos adolescentes, pois o número de infectados cresceu. “Estamos pensando na qualidade de vida destas pessoas. Muitos são portadores do HIV e não sabem. Hoje o HIV não tem faixa etária e nem cara”, relatou a coordenadora.
A coordenadora pedagógica, Samira de Moraes José, explica que a finalidade dessa iniciativa é reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde. “O projeto CA trata de assuntos relacionados àsexualidade com o objetivo de trabalhar as DST/HIV/AIDS, gravidez na adolescência, redução da mortalidade materno-infantil e evasão escolar, pois são problemas que estão interligados”, falou Samira.
Alem das três profissionais, a aconselhadora do PAMDHA, Maria das Dores de Campos Henrique, está colaborando no desenvolvimento do programa que apresenta em seu propósito a Educação Sexual Preventiva que favoreça a vida dos adolescentes.
UNOPressPress