São Lourenço do Oeste – O Governo Municipal inaugurou no sábado dia 01 de setembro, o Teatro “Professor Arno Ignácio Etges”, uma obra magnifica, que coloca São Lourenço do Oeste na vanguarda dos grandes espetáculos em Santa Catarina.
O novo teatro é composto por auditório com capacidade para 710 pessoas, sendo, 698 cadeiras e 12 lugares destinados à cadeirantes e ainda espaço para pessoas obesas.
Possui tratamento acústico, sonorização ambiente, condicionamento de ar quente e frio, poltronas estofadas, palco com coxias e camarim com sanitário.
Segundo o Prefeito Tomé Francisco Etges, idealizador da obra, o Teatro, irá sanar uma carência na região, sendo um espaço adequado para a projeção de grandes espetáculos.
Esse novo espaço cultural de São Lourenço do Oeste, é denominado oficialmente “Teatro Professor Arno Ignácio Etges” em homenagem ao professor Arno, pai do Prefeito Tomé que em vida sonhava em ver a obra inaugurada.
Na cerimonia de inauguração, foi apresentado ao público um busto do homenageado onde, a viúva do professor Arno, Senhora Erecida Etges juntamente com seus filhos, descerrou a busto que ficará permanentemente no Teatro em memória deste ilustre lourenciano que muito contribuiu para o crescimento e progresso de São Lourenço do Oeste.
Na oportunidade, foi apresentado também ao público, o busto do ilustre lourenciano “Albano Luiz Menegatti”, que leva oficialmente o nome da Arena de Eventos inaugurada no último dia 06 de junho. A viúva do homenageado, Julia Menegatti acompanhada de suas filhas, fez o descerramento do busto que também permanecerá exposto na Arena de Eventos em memoria deste lourenciano que era proprietário do terreno onde a obra foi edificada.
A Lei nº 2.011 de 29 de maio de 2012, que atribuiu denominação nos dois principais espaços do Centro de Eventos foi de autoria da mesa diretora da Câmara de Vereadores e promulgada pelo Prefeito Tomé Francisco Etges em 29 de maio de 2012.
O Prefeito Tomé Francisco Etges, Vice-prefeito João Carlos Ecker, Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Karla Pedrassani e Vereador Aldo Luiz Pan, descerraram a placa inaugural de mais essa obra que estará à disposição não somente do município de São Lourenço do Oeste, mas de toda a região.
Ao lado da sala de teatro, funcionará também a sede própria do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste que contará com galeria para exposição e quatro salas para as oficinas culturais.
Na oportunidade, o público ganhou como presente, um show espetacular com o cantor Osvaldo Montenegro que cantou e encantou a plateia.
Autoridades que participaram da cerimônia de inauguração:
Prefeito Municipal de SLO Tomé Francisco Etges, Vice-prefeito de SLO João Carlos Ecker, Senador da Republica Paulo Bauer, Deputado Estadual Gilmar Knaesel, Vereador Aldo Luiz Pan, Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano – Karla Pedrassani, Juiz de Direito da Comarca de SLO Drº Frederico de Andrade Seigel, Secretário de Desenvolvimento Regional Osvaldino Scapini, Marta Etges Representando a Família Etges, Evandro Rodrigo Pandini Representando a Família Menegatti.
HISTÓRICO DO PROFESSOR ARNO IGNÁCIO ETGES
Arno Ignácio Etges nasceu na cidade de Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, no dia 09 de abril de 1934. Filho de Germano José Etges e Idalina Rabuske Etges.
Iniciou seus estudos na Escola Três Mártires Rio Grandenses. Em seguida, cursou o ginasial no Ginásio Estadual Ernesto Alves. Em dezembro de 1965, formou-se Técnico em Contabilidade, na Escola Técnica de Comércio São Luís, em Santa Cruz do Sul.
Em 21 de maio de 1957, com 23 anos, casou-se com Eresida Thereza Henkes. Desse matrimônio nascem oito filhos.
O Professor Arno iniciou suas atividades no magistério no ano de 1955 e até 1960 exerceu o mister de professor na Escola Sagrada Família, na Linha Pinheiral, 1º Distrito, no município de Santa Cruz do Sul, ministrando aulas para as séries iniciais do 1º grau, hoje Ensino Fundamental.
Em 1959 foi eleito vereador, no município de Santa Cruz do Sul e em 1963 reelegeu-se, no mesmo município, pelo Partido Democrático Cristão.
Em janeiro de 1961 foi nomeado pelo então Prefeito Edmundo Hoppe para ocupar o cargo de Sub-Prefeito. No ano seguinte passa a trabalhar também na Transportadora Schimidt, como contabilista.
Em julho de 1966, a convite de seu primo Zeno Germano Etges, então Prefeito de São Lourenço do Oeste, com sua família, transfere-parte para SLO, para desempenhar a função de Contador, na Prefeitura Municipal, exercendo-a até o ano de 1973.
Tão logo estabelecido na pequena cidade de São Lourenço do Oeste, ao lado de outras lideranças locais, participou ativamente da fundação da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC – em nossa cidade. Este foi o primeiro Colégio de 2º grau, hoje Ensino Médio, no nosso município.
Em 1967, primeiro ano letivo do Colégio Cenecista Jorge Lacerda, reiniciou suas atividades no magistério ministrando várias disciplinas no decorrer da sua carreira, como: Contabilidade Pública, Economia e Mercados, Língua Portuguesa e Língua Inglesa.
Foi Vereador, presidente e secretário de Diretórios Municipais de partidos políticos e candidato a prefeito.
HISTORICO DO SENHOR ALBANO LUIZ MENEGATTI
Albano Luiz Menegatti nesceu em 21 de dezembro de 1930. É filho de Giuseppe Menegatti e Maria Zecca.
Com apenas 15 anos de idade, decidiu deixar sua inesquecível Erechim, no Estado do Rio Grande do Sul e partir para suas próprias conquistas, partiu em busca de novos rumos.
Com o produto de suas economias, conseguidas a duras penas, através do árduo trabalho de conduzir manadas de suínos de Marrecas – atualmente município de Francisco Beltrão – até Pato Branco, no Estado do Paraná, comprou algumas terras, no ano de 1950.
No ano de 1960, com os olhos já voltados para novas oportunidades, o Sr. Albano e sua esposa Dona Julia decidem então mudar-se para São Lourenço do Oeste.
A vida familiar do Seu Albano e da Dna. Júlia, nos 54 anos de vida em comum, foi abençoada com a marcante presença de seus 10 filhos: Maria, José, Albano Luiz Filho (in memorian), Teresinha, Agustinho, Marlene, Isabel, Estela, Maristela e Pedro Mateus, além dos 19 netos e 7 bisnetos.
Foi vereador de São Lourenço, de 1977 à 1982 e, como empresário do ramo comercial, fundou a pioneira Agro Veterinária Menegatti, cuja empresa, presta atendimento até os dias de hoje em SLO.
Foi Fundador da Associação Rural de São Lourenço do Oeste e Fundador e Presidente do Sindicato Rural
Faleceu em 23 de agosto de 2008, deixando aos seus familiares o legado do trabalho e da honestidade e aos amigos a lembrança do companheirismo, da dedicação, da presteza, da humildade e da vida dedicada à comunidade.
ai/ocapress