Balneário Barra do Sul – Oficina para capacitar técnicos e gestores do município, com o intuito de ampliar a atuação da Oficina Zero e Rede de Atenção à Saúde em Santa Catarina. A capacitação será realizada no Hotel Bandeirantes, localizado na Boca da Barra. Participam do evento os gestores e especialistas na abrangência das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville e Jaraguá do Sul.
O projeto, idealizado pelo Ministério da Saúde, é desenvolvido em municípios catarinenses com o objetivo de melhorar a gestão clínica, promover a saúde e garantir o uso racional de recursos, por meio da integração da atenção básica aos serviços de urgência, de atenção especializada e de ações de vigilância em Saúde. Santa Catarina é um dos estados pioneiros no país na implantação desse modelo de atendimento.
As capacitações estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde em municípios do Norte e Nordeste de SC, como Massaranduba, Corupá, Itapoá, Jaraguá do Sul, Schroeder, São Francisco do Sul e Barra Velha. Depois de Balneário Barra do Sul, as oficinas devem ocorrer ainda em Guaramirim (11) e Canoinhas (18).
Nos meses de setembro e outubro será realizada uma reunião para discutir o projeto de implantação da urgência e emergência com classificação de risco em todos os pontos de assistência da rede. A primeira iniciativa no Estado neste sentido foi a estruturação da rede de atenção básica e da urgência e emergência em Joinville, em 2006. Desde então, o MS, a SES e a Secretaria Municipal de Saúde vêm aprimorando a Rede, com a ampliação dos serviços e das cidades beneficiadas.
UNOPress