Joinville – "Todos os projetos viários devem contemplar ciclovia", afirmou o prefeito de Joinville, Carlito Merss, durante reunião com o Conselho de Desenvolvimento de Joinville (Desenville), na tarde desta segunda-feira (19/04), na Sala do Colegiado da Prefeitura. O assunto da reunião foi mobilidade urbana.
É o que vai acontecer com a pavimentação de cinco quilômetros da Estrada Quiriri, no distrito de Pirabeiraba. O projeto, em elaboração pela Fundação Ippuj, foi discutido com a comunidade na semana passada e já prevê a ciclovia. "Com a pavimentação, os veículos aumentam a velocidade, e nós temos de garantir a segurança das pessoas que utilizam a bicicleta para se locomover", destacou Carlito.
Conforme dados preliminares da pesquisa Origem/Destino, da Fundação Ippuj, 10,74% dos entrevistados usam bicicleta para se descolar em Joinville, enquanto o índice nacional para cidades com 500 mil a 1 milhão de habitantes é de 1,75%, segundo o Ministério das Cidades (2006). "Joinville é realmente a cidade das bicicletas, não é apenas um título", destacou o gerente de mobilidade do Ippuj, arquiteto Marcel Virmond Vieira.
Os dados preliminares da pesquisa foram divulgados aos conselheiros do Desenville em primeira mão. A estatística apontou que 39,29% dos entrevistados utilizam transporte individual (carro e moto); 26,85% utilizam transporte coletivo e 26,85% se deslocam a pé. A pesquisa será
concluída até final de maio.
Joinville é a terceira cidade brasileira com a maior malha cicloviária, com atuais 78 quilômetros – perde para Rio de Janeiro e Curitiba. O plano cicloviário prevê mais 72 quilômetros até 2012. O gerente do Ippuj também falou de melhorias que estão sendo feitas para incentivar o uso das bicicletas até os terminais urbanos, com a duplicação de vagas para elas e mais segurança nos terminais. O objetivo é promover a integração intermodal bicicleta-ônibus.
Durante a reunião do Desenville, o Ippuj apresentou um diagnóstico de como está o trânsito na cidade, projetos em andamento e alternativas que estão sendo discutidas para o futuro da cidade nesta área. E também ouviu algumas sugestões dos conselheiros, como a implantação de mão única ou mão inglesa em ruas que ficam entre binários.
Os conselheiros levantaram a ideia da Prefeitura propor a empresas e outros órgãos pequenas mudanças de horários de funcionamento para diminuir o trânsito em horário de pico. O presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza, adiantou que isto já está sendo feito e citou um acordo com a Univille, que já está implantando alguns cursos a partir das 18h30, e não às 19 horas, quando o movimento é maior.
"Também estamos discutindo com o Perini Business Park um rodízio entre as empresas do condomínio para evitar o horário de pico na estrada Dona Francisca. São medidas simples, que diminuem o fluxo das vias sem um centavo de investimento público, só que tem que haver uma cooperação da sociedade", disse.
Fonte: Assessoria de imprensa