segunda-feira, julho 21, 2025

Projetos viários vão contemplar ciclovias de Joinville

Joinville – "Todos os projetos viários devem contemplar ciclovia", afirmou o prefeito de Joinville, Carlito Merss, durante reunião com o Conselho de Desenvolvimento de Joinville (Desenville), na tarde desta segunda-feira (19/04), na Sala do Colegiado da Prefeitura. O assunto da reunião foi mobilidade urbana.

É o que vai acontecer com a pavimentação de cinco quilômetros da Estrada Quiriri, no distrito de Pirabeiraba. O projeto, em elaboração pela Fundação Ippuj, foi discutido com a comunidade na semana passada e já prevê a ciclovia. "Com a pavimentação, os veículos aumentam a velocidade, e nós temos de garantir a segurança das pessoas que utilizam a bicicleta para se locomover", destacou Carlito.

Conforme dados preliminares da pesquisa Origem/Destino, da Fundação Ippuj, 10,74% dos entrevistados usam bicicleta para se descolar em Joinville, enquanto o índice nacional para cidades com 500 mil a 1 milhão de habitantes é de 1,75%, segundo o Ministério das Cidades (2006). "Joinville é realmente a cidade das bicicletas, não é apenas um título", destacou o gerente de mobilidade do Ippuj, arquiteto Marcel Virmond Vieira.

Os dados preliminares da pesquisa foram divulgados aos conselheiros do Desenville em primeira mão. A estatística apontou que 39,29% dos entrevistados utilizam transporte individual (carro e moto); 26,85% utilizam transporte coletivo e 26,85% se deslocam a pé. A pesquisa será
concluída até final de maio.

Joinville é a terceira cidade brasileira com a maior malha cicloviária, com atuais 78 quilômetros – perde para Rio de Janeiro e Curitiba. O plano cicloviário prevê mais 72 quilômetros até 2012. O gerente do Ippuj também falou de melhorias que estão sendo feitas para incentivar o uso das bicicletas até os terminais urbanos, com a duplicação de vagas para elas e mais segurança nos terminais. O objetivo é promover a integração intermodal bicicleta-ônibus.

Durante a reunião do Desenville, o Ippuj apresentou um diagnóstico de como está o trânsito na cidade, projetos em andamento e alternativas que estão sendo discutidas para o futuro da cidade nesta área. E também ouviu algumas sugestões dos conselheiros, como a implantação de mão única ou mão inglesa em ruas que ficam entre binários.

Os conselheiros levantaram a ideia da Prefeitura propor a empresas e outros órgãos pequenas mudanças de horários de funcionamento para diminuir o trânsito em horário de pico. O presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza, adiantou que isto já está sendo feito e citou um acordo com a Univille, que já está implantando alguns cursos a partir das 18h30, e não às 19 horas, quando o movimento é maior.

"Também estamos discutindo com o Perini Business Park um rodízio entre as empresas do condomínio para evitar o horário de pico na estrada Dona Francisca. São medidas simples, que diminuem o fluxo das vias sem um centavo de investimento público, só que tem que haver uma cooperação da sociedade", disse.

Fonte: Assessoria de imprensa

 

 

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...