quinta-feira, setembro 25, 2025

Profissionais da saúde de Balneário Piçarras orientam população para uso racional de medicamentos

Belneário Piçarras – Equipes esclarecem dúvidas e orientam moradores de Morro Alto O uso indiscriminado de medicamentos é a principal causa de intoxicação registrada pelo Sistema Único de Saúde. O consumo freqüente de produtos farmacológicos sem acompanhamento médico pode reduzir as defesas naturais do organismo e provocar doenças. Preocupada com esses dados, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Balneário Piçarras (Sabes) está investindo em educação para orientar a população sobre o uso racional de medicamentos.

Ofertas Amazon

Durante este mês, a comunidade de Morro Alto participa das palestras  que são ministradas pelos profissionais de saúde do posto João Apolinário de Borba. A enfermeira Vanessa Wagner Magalhães é uma das palestrantes. “Explicamos que o medicamento é usado para melhorar a saúde, mas, quando mal administrado, pode ter efeito inverso e causar problemas ainda piores”, afirma.

Remédio X Medicamento

Outra questão abordada nas palestras  da Sabes é a diferença entre remédio e medicamento. O primeiro, segundo Vanessa, se trata de qualquer cuidado que possa aliviar  a dor ou ajudar a combater uma doença, como por exemplo: as massagens, uma caminhada, a aplicação de acupuntura, o chá caseiro, a fisioterapia, entre outras práticas.

– Já o medicamento é um composto farmacêutico, que pode vir em cápsula, comprimido, xarope, creme, pomada, drágea, entre outros. Ele é produzido em laboratório e é utilizado para prevenir e curar doenças, ajudar nas funções do nosso organismo, aliviar sintomas de mal estar ou ajudar a detectar doenças. Por ser um composto químico, que pode apresentar muitos efeitos colaterais a curto, médio e longo prazo, esses produtos não devem ser ingeridos sem orientação de um médico – ressalta a enfermeira.

Quem participa das palestras também recebe informações de como conservar os medicamentos, que só devem ser consumidos se receitados por um médico.

ALGUMAS ORIENTAÇÕES:

· Conferir se a embalagem apresenta condições para não acarretar alterações no produto;
· Conferir data de vencimento;
· Não guardar no armário do banheiro, local impróprio devido a umidade;
· Alguns medicamentos, como a  insulina, precisam ser mantidos em baixa temperatura;
· Evitar a automedicação;
· Tomar a medicação na hora certa e seguir o tratamento até o fim.

Vanessa Wagner Magalhães
UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Enfrentar um chefe autoritário impede a depressão e estresse

Os funcionários se sentem menos vítimas quando revidam os...

Como o uso inadequado de fone de ouvido pode prejudicar sua audição

Seja na rua, no transporte, na escola ou no...

Amendoim pode prevenir câncer, demência, ataques cardíacos e diabetes

Uma pesquisa publicada no International Journal of Epidemiology revela...

Nutricionista ensina a ficar em forma com Dieta sem Restrição

Você sabia que é possível seguir uma dieta sem...