Joinville – Uma entrevista simbólica com o prefeito de Joinville, Carlito Merss, marcou o início do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município. Até o dia 31 de outubro 540 recenseadores vistarão mais de 160 mil domicílios em buscas de respostas que mostrarão um quadro real de Joinville, como o número de habitantes e informações sócio-econômicas.
Depois de responder a algumas perguntas do questionário básico para a supervisora do IBGE Heloísa Gaspar do Amaral, Carlito pediu o apoio dos joinvilenses no atendimento aos recenseadores. “Essas informações são muito importantes para Joinville, seja para a definição de políticas públicas ou para o recebimento de recursos do Governo Federal”, lembrou o prefeito.
A expectativa é de que o município supere a barreira dos 500 mil habitantes – os números de 2009, em estimativa do IBGE, apontam Joinville com 497.331 habitantes.
Talita Schroder, coordenadora do Censo 2010 em Joinville, explicou que as informações dos questionários são sigilosas e não serão cruzadas com dados de outros orgãos do Governo Federal. "As respostas que os recenseadores receberem serão consideradas verdadeiras”, observou Talita O recenseador poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. Essa identidade poderá ser confirmada por meio de ligação gratuita para o telefone 0800-7218181, das 8h às 22h.
Saiba Mais:
Quanto tempo demora a visita do recenseador?
O tempo de aplicação do questionário irá variar de acordo com o numero de moradores de cada domicílio e com tipo de questionário aplicado. Em uma residência com quatro moradores, o questionário básico leva em torno de 20 minutos. Já o questionário da amostra, que será aplicado em aproximadamente 11% dos domicílios do país, dura cerca de 45 minutos. Como ter certeza de que a pessoa que se identifica como recenseador é mesmo do IBGE?
Os recenseadores estarão identificados com colete e boné do Censo 2010, além do crachá com número da matrícula e foto. Também estarão portando o aparelho de coleta de dados que foi desenhado exclusivamente para o IBGE. A população também poderá telefonar para o 0800-7218181 ou acessar o site do Censo
Quem terá acesso aos dados e às respostas dos entrevistados?
Apenas o recenseador, durante a aplicação do questionário, terá acesso às respostas. Após o fechamento do questionário, nem mesmo o supervisor do recenseador poderá visualizar as informações coletadas. Só serão divulgados dados agregados, isto é, informações por bairro, por município, por estado.
Quando será divulgado o resultado do Censo?
Os primeiros resultados – total da população por sexo e idade e a situação, se urbana ou rural – serão divulgados já em dezembro de 2010. Ao longo do ano de 2011 serão divulgados os dados do questionário básico e em 2012 as informações do questionário da amostra.
Respostas obrigatórias
É obrigação legal de cada brasileiro responder às perguntas Censo 2010. É o que prevê a Lei 53.534/1968. De acordo com ela, todas as pessoas são obrigadas a prestar informações que sejam solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quem omitir dados pode pagar multa de até dez salários mínimos.
AI/Redação 24 horas