Maracajá – A pedido do Ministério Público Federal, reuniram-se na tarde desta segunda-feira, 28, no gabinete do prefeito de Maracajá, Wagner da Rosa, o procurador Darlan Airton Dias, o superintendente do Dnit em Tubarão, Avani de Sá, além de vereadores e engenheiros do Dnit e associação de moradores. Em pauta a discussão dos problemas na construção da rodovia BR-101 no trecho que passa por Maracajá.
Segundo prefeito Wagner, foi apresentado aos representantes do Dnit às prioridades definidas em audiência entre prefeito, vereadores e associação de moradores de Maracajá. “O modo que está sendo executada a obra de duplicação da BR-101 no trecho do município está trazendo graves problemas a integridade física dos habitantes de Maracajá”, comenta Wagner.
O prefeito explica que o Ministério Público Federal solicitou a audiência com o prefeito para tratar destes assuntos, já que a comunidade pede para que a situação seja solucionada.
A principal mudança foi a solicitação de modificação do trevo de acesso principal da cidade, em Vila Beatriz, e no trevo de acesso norte da cidade, realizando um contorno (rótula) em ambos os lados da rodovia. “A visibilidade é pouca neste local e isso traz dificuldades para entrar nas marginais”, explica Wagner.
O superintendente do Dnit em Tubarão, Avani de Sá justificou que não tem como fazer uma rótula, mas sim binário que ligaria os dois viadutos. “Usariam duas ruas do município e faria um anel de contorno dentro do perímetro urbano para a utilização somente de veículos pequenos e ônibus urbano. Os veículos grandes fariam o retorno no acesso norte”, explica.
Foi solicitada a implantação de lombadas eletrônicas ao longo das marginais. Segundo Avani o pouco tráfego não justifica a lombada eletrônica, mas a lombada física sim e em pouco tempo já pode ser realizada.
Implantar a sinalização completa na rodovia BR-101e nas marginais. Segundo Avani, a empresa responsável já está com o material e aguarda apenas melhorar as condições climáticas para iniciar os trabalhos.
Realizar a limpeza completa nas canaletas de escoamento existentes ao longo das marginais. “Na faixa que pertence a Br-101 faremos a limpeza”, avisa Avani.
A pavimentação de toda a marginal que passa pelo município de Maracajá também foi solicitada. “Podemos analisar a viabilização de abrir essas estradas que não existem, mas no momento não tem recursos”, esclareceu o superintendente.
O grupo ainda encaminhou ofício pedindo a modificação iluminação da passagem de pedestres que liga a comunidade de Vila Beatriz (próxima a pedreira) com início da Rodovia José Jovelino Costa; Antecipar o acesso a BR-101 após o Posto Mazzuco em direção a Criciúma, diminuindo o tráfego de veículos pesados pela marginal que sai do posto de combustível; Alargar a pavimentação que contorna o auto posto Pedro Simon, pois dificulta o tráfego de veículos longos neste ponto e trará mais segurança no cruzamento dos veículos da marginal com os que chegam da BR-101 por este ponto; e Implantar paradas de ônibus com recuos para maior segurança das pessoas que utilizam este transporte.
“Para todas as solicitações foi dado um prazo ao Dnit”, informou o procurador do Ministério Público.
Itaionara Recco