
Agora será possível a campanha eleitoral na Internet e que coisa maravilhosa! Muitos políticos já estão com seus sites no ar e fazendo dele um blog de suas atividades. Para muitos uma prestação de contas. Bom para eleitores; péssimo para políticos. Este "frisson" vai extuiguir-se quando vierem os resultados que a internet traz.
A internet é um das zonas mais democráticas e livres que existe e vai trazer muita dor de cabeça para candidatos. A surpresa maior para o internauta/eleitor ao procurar seu candidato no Google, será notar que seu candidato está listado em vários sites que falam coisas boas e más à respeito dele.
Não é difícil entender porque isso vai acontecer… Além dos milhares de Blogs, uns falando bem e outros falando mal de certos políticos ainda há os sites de notícias que sem comentários somente noticiam o fato.
A internet tem o poder de fazer parecer como se tivesse acontecido "ontem" toda a história política de alguém. Veja o caso do ex-Presidente Fernando Collor. Ao procurar no Google por "Fernando Collor" teremos como resultado tudo que foi noticiado nos últimos anos nesse "tema". Está tudo lá… vídeos, fotos, etc.
Procure por Sarney no Google e veja o resultado que terá. Logo na primeira página do Google você decidiria nunca mais votar nele.
Acredito que a liberação da campanha na internet será um tiro no pé de alguns politicos. Eleitores que não são acostumados com internet terão muita informações sobre seus candidatos no Google. Será ótimo. Nem mesmo um site bonito e cheio de marketing pode apagar a notícia que saiu num outro site de péssima qualidade visual. Daí muitos mais que no marketing devem os políticos investirem em moral e honra.
Creio que daí vai acontecer um novo fenômeno : Políticos concorrentes vão fomentar blogs a denunciar outros políticos. Puxa isso será otimo!
Desta vez espero sinceramente que grande parte da população conheça bem em quem votar e que seja banida a idéia do "analfabetismo político". Sobretudo gastar seu voto em alguém que logo será caçado. É uma perda de tempo e atraso prara uma cidade, estado ou o nosso país.
Agora será mais fácil analisar e escolher o candidato após uma breve pesquisa no Google.
Mauro Queiroz
mauro@santacatarina24horas.com