Criciúma – O governador Leonel Pavan assinou em Criciúma, nesta sexta-feira (23), convênio na ordem de R$ 4 milhões para investimentos em laboratórios dos cursos técnicos da Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC). A assinatura ocorreu na SATC, durante o lançamento da Pedra Fundamental do Centro Tecnológico do Carvão Limpo. "Investir em educação é garantir um futuro promissor para todos. Este é um dos objetivos do Governo do Estado", afirmou o governador.
Os recursos, que serão repassados através da Secretaria de Estado da Educação, vão proporcionar a ampliação no número de vagas gratuitas nos cursos de formação técnica de nível médio oferecidos pelo SATC. No total, serão disponibilizados 19 laboratórios nas mais variadas áreas. Além da ampliação de espaços já existentes, sete são totalmente novos: sala de apoio para a educação à distância, análises químicas, ensaios mecânicos e metalográficos, segurança do trabalho, soldagem e tratamento térmico, padrão de refrigeração e climatização, e máquinas térmicas.
Centro Tecnológico do Carvão Limpo
O complexo terá 12 mil metros e visa ao desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração de maneira sustentável do carvão, com a redução de gases causadores do efeito estufa. "O Centro Tecnológico vai garantir o desenvolvimento de energia limpa para a utilização do carvão mineral. Ainda vai proporcionar investimentos, valorização do município, Estado e país, consequentemente proporcionando melhorias na qualidade de vida da população", disse Pavan.
AI/Redação 24 Horas