segunda-feira, julho 21, 2025

Mudanças climáticas favorecem infecções respiratórias

Nos últimos anos, as temperaturas têm oscilado e diversificado bastante em todas as estações. Em São Paulo, por exemplo, as temperaturas são bem variadas, inclusive no decorrer do dia. Hoje, de 20% a 25% da população sofre transtornos alérgicos, ou seja, o dobro do que ocorria há 20 anos.

Em geral, as infecções respiratórias são mais frequentes no inverno, por conta dos ambientes fechados, mas podem ocorrer no verão devido ao clima mais seco. Durante o inverno, ocorre um aumento em 90% de procura aos prontos socorros devido às doenças respiratórias e, no verão, cerca de 50%.

“O corpo humano precisa se manter a uma temperatura entre 35ºC e 37ºC. Com as mudanças na temperatura ambiente, de calor para frio e vice-versa, o corpo tenta manter uma temperatura equilibrada para se sentir mais confortável”, afirma o pneumologista dr. Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).

O médico explica que, para isso, ocorre um aumento de gasto energético, com a alteração da imunidade do organismo, que fica mais sujeito às infecções como gripes, resfriados, sinusite, bronquite e até pneumonia. Em todos os casos, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, se hidratar bem e, especialmente entre os idosos, tomar a vacina contra a gripe para se proteger das infecções.

No calor, devem ter atenção redobrada os portadores de doenças crônicas como asma, DPOC e rinite, que têm mais chances de desencadear infecções respiratórias. Isso ocorre devido ao maior contato com ácaros e fungos, especialmente de ventiladores e aparelhos de ar condicionado não higienizados corretamente. O tempo seco também deixa a mucosa ressecada e mais vulnerável.

Com a proximidade do verão, é também importante evitar atividade física ao ar livre entre 10h e 16h, período em que os dias estão mais quentes, com baixa umidade do ar e tempo seco. É também importante optar, sempre que possível, por frequentar lugares bem ventilados, além de deixar uma bacia com água ou uma toalha molhada para umidificar os ambientes. As dicas valem também para os dias mais secos no inverno.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

O que fazer em caso de queimadura de água-viva

A água-viva é um animal marinho coberto por células...

Peixe de Cativeiro: O Perigo da Falta de Ômega 3

O consumo de peixe como a tilápia é amplamente...

A Verdade Por Trás do Salmão: Você Pode Estar Comendo Truta Salmonada

Quando você escolhe o “salmão” no supermercado ou no...

Agrotóxicos e os Casos de Câncer: O Que Você Precisa Saber

O uso crescente de agrotóxicos na produção agrícola é...