terça-feira, julho 22, 2025

Melhor forma de combater a tuberculose é com informação

São Bento do Sul – A grande causa da tuberculose é um germe chamado de “bacilo de koch”, que é o responsável por atacar principalmente o pulmão. Descoberto pelo médico alemão Roberto Koch, 24 de março ficou instituído como o dia mundial de combate a doença, sendo uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo.

O Centro de Vigilância Epidemiológica de São Bento do Sul, realiza um trabalho de prevenção e informação sobre a doença. Em 2009, foram registrados na cidade, 18 casos, confirmando a cura de 12, e contabilizando três óbitos de pessoas idosas, um abandono de tratamento e duas transferências. Este ano, até o momento foram detectados três casos, dois pulmonares e um extrapulmonar.

Tosse e escarro por mais de três semanas, falta de apetite, emagrecimento, dor no peito, suores noturnos, cansaço fácil e febre baixa no final de tarde, são os sintomas mais comuns. A forma de contato é através de tosse, espirro, convívio com doentes em ambientes fechados e condições de alimentação, saúde e habitação precários.

A pessoa que sentir qualquer sintoma descrito, deve procurar a unidade de saúde mais próxima o quanto antes, pois a doença tem cura. É necessário fazer o exame de escarro, que é gratuito, e não interromper o tratamento, sempre tomando os remédios na hora correta.

Mobilização Social

Pelo fato de ser uma doença ligada a pobreza e má distribuição de renda, é que houve tamanha mobilização social para registrar 24 de março, como dia mundial de luta contra a tuberculose. A doença, em estado de emergência no mundo, é a maior causa de morte em adultos, por doença infecciosa.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2 bilhões de pessoas correspondendo a um terço da população mundial, estão infectadas pelo “Mycobacterium Tuberculosis”. Destes, 8 milhões desenvolverão a doença, e 2 milhões morrerão a cada ano.

O melhor recurso de prevenção disponível no sistema de saúde continua sendo a detecção precoce e o tratamento supervisionado dos casos. Portanto, é necessário ampliar os movimentos de luta contra a tuberculose e firmar compromissos de todos os gestores de saúde com ações de prevenção e controle.

No Brasil a situação também é grave, com 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade.

AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...