Florianópolis – As manifestações desta quinta-feira, 20, ocorreram de forma pacífica em todo o Estado. A Polícia Militar não registrou nenhuma ocorrência ou prisão. Uma pessoa ficou ferida ao cair da cabeceira da ponte Colombo Salles, em Florianópolis. A queda foi sobre o gramado e o manifestante foi prontamente socorrido. Ele passa bem.
O governador Raimundo Colombo acompanhou os protestos por meio de relatos do secretário de Segurança Pública, César Grubba, e esteve também na Central de Monitoramento da Polícia Militar, em Florianópolis. “É um movimento inédito na história do Brasil. Porque é forte e espontâneo, agregou pessoas em todo o Brasil, e expressa a angústia da população com o sistema vigente. Não é partidário. É realmente uma rejeição ao modelo”, disse o governador.
Mais de 90 mil pessoas saíram às ruas de Santa Catarina. Em Rio do Sul, um grupo de manifestantes chegou a aplaudir a polícia pela postura frente aos protestos. Já em Florianópolis, o número de manifestantes chegou a 25 mil. Tudo transcorreu normalmente na Capital. No entanto, por volta das 23h, um grupo pequeno de pessoas se recusou a deixar as pontes, impedindo a liberação do trânsito. Muitos motoristas ficaram inquietos, mas a polícia conseguiu retirá-los, sem uso da força após quase uma hora de negociações.
ai/UNO