Videira – A partir desta terça-feira (11), a Secretaria de Saúde de Videira já estará disponibilizando para a população, uma Central de Triagem, para atender casos suspeitos da Gripe A. A instalação do espaço faz parte de uma série de medidas adotadas pelo município para agir preventivamente em relação ao vírus. A Central de triagem está sendo instalada junto ao Pame 24 horas, no Bairro São Cristóvão.
Segundo o secretário de Saúde – Sandro Caregnato, uma área externa do Pame, está ganhando cobertura e piso adequados para receber os pacientes. O local vai garantir um ambiente arejado,já que a aglomeração de pessoas é fator complicador na ploriferação do vírus. Um consultório específico para atender os casos suspeitos também está sendo preparado. Com essa ação, todos os pacientes com gripe, atendidos nas unidades de saúde, serão encaminhados para essa central, para avaliação. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a saúde da população. Todas as nossas iniciativas são preventivas, já que não temos nenhum caso confirmado em nosso município”, diz Caregnato.
Dados do Setor de Vigilância Epidemiológica divulgados nesta segunda-feira (11), apontam que desde a última quinta-feira (6), o número de casos suspeitos no município, subiu de 12 para 21. “No fim de semana mais nove pessoas apresentaram sintomas de doenças respiratórias agudas. Diante disso, elas foram medicadas adequadamente, tiveram material colhido e encaminhado para o laboratório de Florianópolis que depois encaminha à São Paulo, para análise”, diz a coordenadora do setor, Ana Paula Pinculini, ressaltando que a investigação de casos suspeitos também é preventivo.
Além da montagem de uma central de triagem, o prefeito de Videira – Wilmar Carelli, também decretou situação de emergência, para garantir a agilidade nas ações que serão desencadeadas. A medida vai permitir a ampliação do quadro de funcionários do setor de saúde com a contratação de mais técnicos de enfermagem e de agentes de serviços gerais, para garantir a higienização dos locais de atendimento. Cartazes e panfletos informativos terão a distribuição aumentada, principalmente nas escolas.
O prefeito também assinou um decreto dispensando até o próximo dia 14, professoras e servidoras grávidas, consideradas grupo de risco. Para aqueles que continuam freqüentando as aulas, a Secretaria de Educação está fazendo uma compra emergencial de sabonete liquido antiséptico, papel toalha e álcool gel, que será utilizado na limpeza de superfícies. Instruções para a higiene das mãos e etiqueta na hora de tossir ou espirrar, também estão sendo repassadas com freqüência. Eventos municipais onde teria aglomeração de um grande número de pessoas também estão sendo cancelados. ”É preciso reiterar que não há motivo para preocupação. Não temos nenhum caso registrado em Videira e essas medidas são apenas para agilizarmos a burocracia e agirmos preventivamente, pois temos o dever de zelar pela saúde e bem estar da população”, disse o prefeito.
Fonte: Assessoría de Imprensa