terça-feira, julho 22, 2025

Itapema prepara-se para enfrentar o mosquito da Dengue

Itapema – O aumento de casos de dengue tem sido noticiado com bastante freqüência na grande imprensa. A grande arma que a sociedade tem para se prevenir da doença, é a informação. Desta forma, é fundamental divulgar para a população, que o primeiro e mais importante conceito a ser conhecido, é de que só haverá transmissão dentro da cidade, se houver o mosquito da dengue na cidade.

O secretário municipal de Saúde, Roberto Ruiz, destaca que em Itapema, desde julho de 2006, quando a Vigilância em Saúde foi reestruturada, não há mais nenhum foco de mosquito da dengue na cidade. Entretanto, o risco para a entrada do mosquito no município é grande, pois o mesmo já foi detectado em cidades vizinhas da região. Mesmo assim, após a intervenção do Estado, estes focos nestas outras cidades foram erradicados, e em Itapema, o serviço público municipal de saúde continuou a manter a cidade sem foco de mosquito da dengue. “Entretanto, esta é uma luta muito grande, que não depende apenas do poder público, mas fundamentalmente, da população geral”, ressalta o secretári o de Saúde, Roberto Ruiz.

Ecoponto: A Saúde de Itapema vai inaugurar, nos próximos meses, o chamado Ecoponto, um espaço coberto, onde serão depositados os pneus velhos, que se constituem em um dos principais depósitos para água, o que se configura como o habitat ideal para a criação de mosquitos. O Ecoponto está sendo construído na Secretaria de Infraestrutura e será o local para onde as borracharias, oficinas mecânicas e outras empresas deste ramo deverão depositar seus pneus velhos, para posterior descarte. Mesmo com todas essas ações preventivas, vale lembrar que a população tem um papel fundamental para evitar a dengue. Conforme a Diretora de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Harb, é fundamental que a população observe pequenas regras em suas casas, para que possam ficar livres da dengue. Para isso ela dá as seguintes dicas:

1) Pratinhos de vasos de plantas dentro e fora de casa: escorra a água e coloque areia até a borda do pratinho;

2) Bromélias ou outras plantas que possam acumular água: remova a água acumulada das folhas 2 vezes por semana;

3) Tampinhas de garrafas, casca de ovo, latinhas, embalagens e copos plásticos, ou qualquer objeto que possa acumular o mínimo de água: coloque tudo em saco plástico, feche bem e jogue no lixo;

4) Caixas d´água: mantenham as caixas d´água sempre tampada, independente se estiver usando ou não;

5) Pneus velhos: guarde-os secos em local coberto, se não for possível coloque areia dentro deles;

6) Lajes: retire sempre a água acumulada;

7) Garrafas de vidro ou plásticas: guarde-as sempre com o gargalo para baixo;

8) Calhas para água de chuva: verifique se não estão entupidas, remova as folhas ou qualquer outro material que possa estar impedindo o escoamento da água da chuva;

9) Piscinas: trate a água com cloro e limpe uma vez por semana.
 
AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...