Sombrio – Tem início nesta quarta-feira, dia 3, um serviço que vai beneficiar moradores de várias comunidades do interior de Sombrio. A partir de hoje o Governo do Município, através do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) passa a fazer o recolhimento de lixo também nas áreas rurais, dando prosseguimento ao objetivo de, cada vez mais, conscientizar a população da responsabilidade de todos de preservar o meio ambiente.
Durante os primeiros meses de 2010, reuniões foram feitas com moradores das comunidades de Campo D’Água, Maracanã, Sanga Negra, Garuva, Garuva Nova e Linha Floresta para que eles mesmos pudessem definir onde seriam instaladas as chamadas lixeiras comunitárias. “Planejamos um percurso por onde passará o caminhão da coleta. Definidos os locais, os moradores utilizarão estas lixeiras para depositar o seu lixo doméstico, que será recolhido e levado ao aterro sanitário municipal”, declara Daison Scheffer, diretor do Samae.
As reuniões também tiveram o objetivo de orientar os moradores das áreas rurais de que somente o lixo seco poderá ser depositado nas lixeiras comunitárias, devidamente ensacados. “Lixo orgânico, que pode ser facilmente descartado para quem mora no interior, e qualquer tipo de material que tenha relação com agrotóxico não poderão ser colocados nestas lixeiras”, diz Daison.
Segundo o Prefeito Professor Jusa, o serviço era um pedido de muitos moradores destas comunidades, que vai auxiliar estes cidadãos e ainda dar um destino certo a estes materiais. “Felizmente conseguimos pôr em prática este projeto, que vai atender a tantos cidadãos que moram nas comunidades rurais”, diz o Prefeito.
Foram construídas e instalas 27 lixeiras comunitárias onde uma vez por semana, sempre às quartas-feiras, serão recolhidos os materiais depositados.
Fonte: Assessoria de imprensa