Rio – Nos últimos dois anos, a economia brasileira conviveu com um quadro de baixo crescimento e inflação acima da meta estabelecida. Em 2012, a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) deve ficar abaixo de 1% e a produção industrial no campo negativo. Não bastasse isso, o investimento está em queda por cinco trimestres consecutivos.
Esse cenário não deixa dúvidas de que o grande desafio para a economia brasileira neste e nos próximos anos será equilibrar mais crescimento com baixa inflação, sem abrir mão do processo de redução da taxa de juros, uma de nossas principais conquistas recentes.
Diante desse quadro geral, o Sistema FIRJAN insiste na importância de um ajuste fiscal verdadeiro, livre de artifícios contábeis e que efetivamente reduza a pressão exercida pelo consumo do governo sobre a inflação. Além disso, uma política fiscal transparente, de fácil acompanhamento pela sociedade e com objetivos de médio e longo prazos bem definidos é fator chave para a retomada da confiança empresarial.
Sistema FIRJAN