Jaraguá do Sul – A Estação Meteorológica Affonso Schwartz, implantada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural/Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram) em Jaraguá do Sul, teve solenidade de inauguração realizada na manhã desta quinta-feira (8), junto aos equipamentos instalados na propriedade do produtor rural Delírio Schwartz, na localidade do Jaraguazinho, em Garibaldi. A cerimônia envolveu a assinatura do termo de concessão de uso da área ocupada pela estação e o descerramento de uma placa batizando o local com o nome do pai do proprietário – falecido em julho deste ano – homenageando-o por seu incondicional apoio a este projeto.
O ato contou com a participação do gerente da Epagri/Ciram, o engenheiro agrônomo Edson Silva, do gerente regional da Epagri/Joinville, Onévio Antônio Zabot, do secretário do Desenvolvimento Rural e Agricultura, André Cleber de Mello, do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, da família Schwartz, representantes da Epagri/Jaraguá do Sul e da Defesa Civil Estadual e do município jaraguaense, além de alunos da turma do 7º ano da Emef Santo Estêvão.
A estação de Jaraguá do Sul integra o Projeto Reconstrução dos Sistemas Produtivos da Região Abrangida pelas Chuvas em Santa Catarina, que é viabilizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, via Caixa Econômica Federal. Ela absorveu um investimento de R$ 58.250,00 em equipamentos e sua instalação no município foi possível graças a uma parceria que também envolveu a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul, a prefeitura jaraguaense e a família Schwartz, quem empresta a área em que fica a estação.
Trata-se de uma estação meteorológica completa, envolvendo equipamentos que medem radiação solar, temperatura, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pluviosidade (intensidade da chuva) e molhamento folhear (simula a umidade a nível de folhas das plantas). Medidos automaticamente, estes dados são transmitidos via sinal de telefonia celular a uma central no Ciram e ficam disponíveis aos interessados na internet. Com esta estação, Jaraguá e região passam a contar com um banco de dados meteorológicos e sistema de previsão do tempo, auxiliando os agricultores locais e também a Defesa Civil para alertar a população sobre riscos de desastres naturais.
O engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agricultura, Roberto Nagel, diz que a estação é uma reivindicação antiga de Jaraguá do Sul e agora o município foi contemplado, passando a integrar o projeto da Epagri/Ciram devido às catástrofes de 2008, 2010 e 2011. Segundo Nagel, a prefeitura jaraguaense ajudou a viabilizar a estação, responsabilizando-se pela preparação da infraestrutura (cerca, ajardinamento, base dos equipamentos, para-raios e aterramento, por exemplo), num investimento de R$ 14.193,09. Além disso, também será responsável pela manutenção do local.
O produtor rural Delírio Schwartz explica que sua família decidiu apoiar o projeto depois que técnicos da Epagri esclareceram sobre as vantagens da estação para o município e a região, principalmente ao setor agrícola. “Eles negociaram com meu pai e vamos ajudar com o que for preciso, inclusive cortar o gramado”, acrescenta o agricultor, referindo-se à manutenção da grama plantada no entorno dos equipamentos.
UNOPressPress